Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Chevrolet é a marca com mais vitórias na Mil Milhas
Domingo, 05 de Janeiro de 2003
 
Não existe, mas se houvesse um campeonato paralelo à Mil Milhas Brasileiras entre os fabricantes de veículos, a Chevrolet estaria disparada na frente, contabilizando 13 vitórias em 30 páginas já escritas na história daquela que é a mais tradicional competição do automobilismo nacional.

Da época das românticas ?Carreteiras? (veículos artesanais que eram construídos especialmente para competições) aos Opala (que primeiro sem, e após com carenagens fizeram a história da Stock Car Brasil), a marca norte-americana assegurou triunfos em provas disputadas nos anos 50, 60, 80 e 90, dominando as ações em especial entre 1981(*1) e 1990, quando venceu consecutivamente da 12ª à 20ª Mil Milhas.

A vice-liderança no ranking das montadoras é da Porsche, marca alemã que foi usada pelos pilotos vitoriosos em 6 edições, o que significa dois triunfos a mais que os já assegurados por carros produzidos pela, ou empurrados por propulsores Ford.

A também alemã Volkswagen e a italiana Alfa Romeo dividem o quarto lugar no ranking, tendo tido carros ou motores de sua produção usados pelos vencedores de duas corridas cada uma.

Já a germânica BMW, a Willys (que mais tarde seria comprada pela Ford) e a inglesa McLaren surgem no quinto posto, com um triunfo cada uma.

Confira abaixo o ranking das marcas.

1) Chevrolet, 13 (1957/1961, 65, 66/1981, 84, 85, 86, 87, 88, 89/1990, 98)
2) Porsche, 6 (1993, 94, 95, 96/2001, 02)
3) Ford, 4 (1956, 58, 59/1973)
4) Volkswagen, 2 (1983, 89)
= Alfa Romeo, 2 (1960/1970)
5) Willys (1967)
= BMW, 1 (1992)
= McLaren, 1 (1997)

*1 ? As competições de longa duração no país estiveram proibidas em razão da crise mundial do Petróleo entre 1973 e 1981, quando puderam voltar a ocorrer com os carros impulsinados por motores a Álcool.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 18/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XLVI ? Uma largada chuvosa...
 18/01 - Mil Milhas Brasileiras
 17/01 - Time vai tentar repetir a história de 1998
 17/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XLV ? Um tipo de largada abandonado...
 17/01 - Mil Milhas será atração no ?Espaço Motor? deste sábado
 17/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XLIV ? Trabalhando para que tudo corra bem
 17/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XLIII ? Vitória alemã. Combustível brasileiro
 17/01 - Uma Mil Milhas completa. Sem troca de Pneus!!!
 17/01 - Agora, chegou a vez do torcedor
 16/01 - Hoffmann, Negrão, Nabuco e Etchenique vão pilotar um Porsche
 16/01 - O ano em que os portugueses redescobriram o Brasil
 16/01 - 1967: o ano em que Portugal redescobriu o Brasil
 16/01 - ?Paulão? e ?Perú?: essa dupla deu o que falar
 16/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XLII ? O segundo triunfo de Wilsinho
 15/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XLI ? O capô voador
 15/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XXXIX ? Cristófaro, pilotando um Maverick
 15/01 - Mineiros e cariocas também vão ver ao vivo a Mil Milhas
 15/01 - Caravana vai sair de Curitiba para ver a Mil Milhas
 15/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XXXVIII ? A pior posição no grid da corrida
 14/01 - Sobram quilômetros na Mil Milhas Brasileiras

1 2 3 4 5 6 7 8

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados