Dois fatos marcaram a disputa da Mil Milhas de 1986: a participação de pilotos colombianos na prova, e a maior ?porrada visual? de que me lembro nos últimos tempos.
A participação de representantes da Colômbia aconteceu através do trio formado por Pablo Gomes, Pedro Cárdenas e Jaime Quinteros Jr., e a ?porrada visual? foi dada por um ?quase xará? de um colombiano, o ribeirãopretano Paulo Gomes, o ?Paulão?.
Os colombianos não foram além da segunda volta da disputa a bordo do Opala Stock Car que haviam alugado, e coincidentemente, foi um problema mecânico no carro de Paulão o responsável pelo ?golpe visual? do então já tricampeão brasileiro da Stock.
Aconteceu por volta de 4 e meia da madrugada quando, numa rotineira passagem pelos boxes, passei pelo de número 1, onde Gomes via o companheiro Sotto Mayor liderar com tranqüilidade.
Então perguntei: ?Paulão, dá prá chegar lá pela segunda vez??, e o piloto que havia arrebatado os títulos da Stock em 1979, 1983 e 84 respondeu: ?Não dá pra dizer nada ainda, pois tem muita prova pela frente?...
Foi quando terminou de responder que Paulo Gomes viu Fábio Sotto Mayor chegando a pé aos boxes, depois de ter tido problemas mecânicos no carro.
Confesso que o jeito que Paulo Gomes me olhou foi a mais forte ?bordoada visual? que levei nos últimos anos.
O trio Affonso Giaffone/Zeca Giaffone/Walter Travaglini ganhou fácil aquela Mil Milhas, também com um Opala Stock Car.
Colaborou Napoleão Augusto Ribeiro |