Para evitar a ?surra? levada um ano antes, a General Motors preparou um grande esquema para que seus modelos Opala pudessem se sair bem na Mil Milhas de 1984.
A montadora não teve nenhum time oficial, mas seu papel foi decisivo na logística armada pelo então recém empossado diretor de competições da GM Roberto Rocha para que as equipes particulares se saíssem bem, o que de fato acabou acontecendo.
O esquema funcionou tão bem, que a General Motors acabou tendo seus modelos Opala fechando as quatro principais colocações na disputa que teve garoa em boa parte de sua duração total.
Com o piso bastante molhado, os modelos Hot Car chegaram a dar algum trabalho aos carros da GM, mas problemas mecânicos acabaram deixando de fora o principal adversário dos Opala: o Voyage de Dimas de Melo Pimenta/Egídio ?Chichola? Micci.
Com a aproximação do final da disputa, tudo levava a crer que a tradicional garoa de São Paulo que havia caído diversas vezes ia se transformar em chuva ?de verdade?, fato que acabou sendo determinante no resultado.
É que na última parada nos boxes, a equipe do carro de Alencar Júnior/Leonel Friedrich ? que disputava palmo a palmo a liderança com o trio Reinaldo Campello/Maurizio Sala/Zeca Giaffone -, decidiu apostar nos pneus ?biscoito?, enquanto os adversários deixaram os boxes calçados com ?slick?, fato que lhes valeu a vitória.
Colaborou Napoleão Augusto Ribeiro |