Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo de Mil Milhas XII: Diferencial deixou o ?supertime? a pé em 1983
Domingo, 11 de Janeiro de 2004
 
A equipe formada pelo paulista Luiz Alberto Pereira e pelo goiano Marcos Gracia ? que viria a ser campeã do Brasileiro de Stock Car três anos mais tarde, através do representante de Goiás ?, levou para a Mil Milhas de 1983 um ?superesquema?, convidando o experiente Affonso Giaffone para completar o trio de pilotagem.

O carro havia sido preparado pelos competentíssimos ?Meinha? e ?Manelão?, que para evitar imprevistos, decidiu trocar o diferencial do Opala antes da largada para a corrida que Pereira/Gracia/Giaffone começaram a disputar na segunda posição, com apenas 62 milésimos de desvantagem atrás dos poles Reynaldo Campello/Edgar de Mello Fº/Artur Bragantini, que também usaram um veículo de Stock Car.

Dada a largada, um grupo de dez Opalas começou a ditar o ritmo de prova, andando numa tocada tão forte que nem parecia uma disputa de Endurance.

Pereira/Gracia/Giaffone mantivera uma estratégia cautelosa nos giros iniciais, mas foram aumentando o ritmo e ganhando posições até assumirem a liderança, e começarem a abrir vantagem sobre os demais concorrentes.

Na 57ª volta, porém, o diferencial ?zero quilômetro? que Manelão havia instalado no carro abriu o bico, deixando a pé o trio Luiz Alberto/Marcos/Affonso.

A esmagadora supremacia dos Opalas durou pouco mais de 70 voltas, quando o último remanescente do grupo de ponta quebrou, abrindo caminho para uma vitória relativamente fácil do Passat Hot Car de Waldir Silva/Vicente Correa/Fausto Wajchemberg, trio que recebeu a quadriculada ? que o então Secretário de Esportes do Município de São Paulo deu com uma volta de atraso ?, com quatro giros de vantagem em relação a Luiz Evandro Águia/Dedê Gomes/Mike Mercede, que com regularidade salvaram a honra do modelo da Chevrolet.

Colaborou Napoleão Augusto Ribeiro
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 20/01 - Já sobraram, e já faltaram quilômetros para completar ?Mil Milhas?
 20/01 - Mais informações sobre a Mil Milhas
 20/01 - Palmer animado com as chances na ?reestréia? do New Beetle
 19/01 - Tempo de Mil Milhas XXVII: Meira teve ótimo desempenho em 2003
 19/01 - Os protótipos Radical também estão prontos
 19/01 - Diniz não vai disputar a Mil Milhas
 19/01 - Dia foi de montagem do ?Made in Joinville?
 19/01 - ?Super máquina? já chegou ao circuito paulistano
 19/01 - Thomaz correrá junto com Perrot e Macedo
 19/01 - Família Negrão vai correr junta na Mil Milhas
 19/01 - Tempo de Mil Milhas XXVII: A decepção do Lister Storm
 18/01 - Tempo de Mil Milhas XXVI: Embreagem deixou Piquet a pé em 2001
 18/01 - Ingressos começarão a ser vendidos também no circuito
 18/01 - Leitores pedem mais atenção dos promotores com a torcida
 18/01 - Os Helou terão Duek como companheiro na corrida
 18/01 - Tempo de Mil Milhas XXV: Pela segunda vez fora de Interlagos
 17/01 - Tempo de Mil Milhas XXIV: Mais uma curiosidade sobre a prova de 98
 17/01 - Tempo de Mil Milhas XXIII: ?Made in Brazil? desbancou os importados
 16/01 - Tempo de Mil Milhas XXII: Prova brasiliense teve média recorde
 16/01 - Tempo de Mil Milhas XXI: ?Tigrão? ganhou mais uma vez com Porsche

1 2 3 4 5 6 7 8

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados