Para participar da 1ª edição da Mil Milhas Brasileiras ? disputada em 1956 -, a Argos Equipamentos comandada pelo competentíssimo Jorge Lettry preparou um VW Sedan fabricado em 1952, que recebeu um motor Porsche de 1500cc e 74 hp, uma ?cavalaria? respeitável para a época.
Pilotado pela dupla Christian Heins/Eugênio Martins, o carrinho seria um David enfrentando os Golias, no caso as respeitáveis Carreteras, que contavam com motores V8 com mais de 4000cc e 200 hp.
Foi graças ao menor número de paradas nos boxes necessárias, e à competente tocada de Heins e Martins, que o valente Fusquinha terminou a corrida no segundo lugar da classificação geral, com apenas 4 voltas de desvantagem em relação ao vencedor Ford V8 de 4200cc dos vitoriosos Catharino Andreatta e Breno Fornari.
Com toda sua valentia, o Fusquinha acabou batendo outros 29 carros, a grande maioria deles com mais que o dobro de potência.
Colaborou Napoleão Augusto Ribeiro |