Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Cacá Bueno recupera a vitória conquistada em Jacarepaguá
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2002
 
A Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgou na tarde desta segunda-feira, o recurso do piloto Cacá Bueno e anulou por unanimidade (quatro votos a zero) a desclassificação imposta pela Confederação Brasileira de Automobilismo ao piloto que venceu a sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, que foi disputada no dia 11 de agosto, no Rio de Janeiro. Com isso, Cacá recupera os 25 pontos da vitória e salta para a quarta colocação na tabela de classificação.
?Foi feita justiça. Eu e toda a equipe sabíamos que ninguém havia mexido na peça. A vitória no Rio foi conquistada na pista, da forma mais limpa possível, e o tribunal comprovou isso?, vibrou Cacá, depois de mais de três horas de julgamento, no qual foi um dos depoentes.
A alegação da CBA para tirar-lhe os pontos no Rio havia sido a de que a válvula de combustível do carro de Cacá estava irregular, diferente das peças dos outros carros cujos pilotos também foram ao pódio. Na prova, Cacá fizera o tempo mais rápido do pit stop.
A defesa de Cacá no julgamento, feita pelo advogado Dr. Alper Alves Pereira, recorreu a vários fatos, dentre os quais a de que a vitória não fora construída somente no reabastecimento; o único fornecedor de válvulas de combustível da categoria as fabrica artesanalmente, e, embora sejam parecidas, possuem diferenças; e que Cacá e sua equipe, a Action Power, possuem um histórico de vitórias e títulos juntamente com uma reputação ilibada.
A base da defesa, porém, se constituiu, fundamentalmente, num item que convenceu os auditores: não existe nos regulamentos técnico e desportivo de competição da CBA especificações sobre as medidas das válvulas de combustível. Nem ao menos um gráfico ou desenho, ou ainda um modelo. E as peças são utilizadas pelas equipes da forma como vêm da fábrica.
Afirmações do Sr. Colinha, fabricante das peças, foram utilizadas como prova pela defesa: ele admitiu fazer eventualmente retrabalhos em algumas válvulas que fornece e afirma também ter visto as peças após a prova no Rio e não ter encontrado nada de errado com elas.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 14/05 - Abreu largará duas vezes na primeira fila. Vettel fez duas poles
 14/05 - Bartels/Alzen voltaram a andar na frente pelo FIA GT
 14/05 - Roberval comandou o primeiro treino em Interlagos
 14/05 - Sato voltou a ser o mais veloz em Paul Ricard
 14/05 - Americanos nas pole positions. Rocha entre os ?Top Ten? dos grids
 14/05 - Os Audi ditaram o ritmo em Adria
 14/05 - Wendlinger/Wolff/Lechner lideraram o treino do FIA GT em Hockenheim
 13/05 - Categoria também apresenta uma divisão de base
 13/05 - Apresentado o kit que será usado na F-Renault Brasileira
 13/05 - Rally das Montanhas faz briefing em São Paulo
 13/05 - Rainha Elizabeth inaugurou Centro Tecnológico da McLaren
 13/05 - Paulista vai prosseguir em Barueri
 13/05 - Nicastro começa a enfrentar os japoneses
 13/05 - Takuma Sato, com motor novo, foi o mais rápido na França
 13/05 - Ford quer uma mulher na NASCAR Nextel Cup
 13/05 - Pilotos farão reunião antes da prova em Mônaco
 13/05 - BMS está alerta para o avanço da concorrência
 13/05 - BMW e Müller vão correr ?no quintal de casa?
 13/05 - Ford e Peugeot causam a primeira polêmica do Rali
 13/05 - Tempestade atrasou a chegada dos equipamentos ao Chipre

... 482 483 484 485 486 487 488 489 490 491 492 493 494 495 496 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados