Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/06 - F4 Britânica: confira os resultados das provas em Snetterton
 22/06 - Palmer e Maini venceram, e Lima foi o melhor brasileiro na F4
 22/06 - Os números da GP2 Series
 22/06 - Resultados da GP2 na Áustria
 22/06 - Nasr e Cecotto venceram pela GP2 em Spielberg
 22/06 - Os números do "circo"
 22/06 - Rosberg vence, e Hamilton completa dobradinha da Mercedes na Áustria
 22/06 - Resultado do GP da Áustria
 18/06 - A melhor de todas as notícias
 14/06 - Le Mans: Parcial 5ª hora
 11/06 - Laganá, Hellmeister e Baptista venceram 3ª etapa de certame nos EUA
 11/06 - FARA: Resultado completo da 3ª etapa
 11/06 - FARA: Resultado por classes na 3ª etapa
 10/06 - O fim de semana australiano
 08/06 - Bennett/Braun venceram, e Junquira foi 6º no Kansas
 05/06 - Hahn conquistou sua 2ª vitória nos EUA
 05/06 - WC: Resultados por clases da 6ª etapa
 05/06 - WC: Resultado completo da 6ª etapa
 05/06 - WC: Resultados por clases da 5ª etapa
 05/06 - WC: Resultado completo da 5ª etapa

... 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados