Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/06 - Ravier começou o domingo com vitória em Valência
 20/06 - Sotto Mayor ganhou posições, e empatou com três outros pilotos
 19/06 - Marcos Gomes foi punido e vitória caiu em colo argentino
 19/06 - Dois pilotos também foram desclassificados na F-Renault
 19/06 - Desclassificação de Cordova alterou o grid da Copa Clio
 19/06 - Bourdais tirou a pole position de Junqueira em Portland
 19/06 - Barrichello encabeçará o grid na prova deste domingo
 19/06 - Na Copa Clio, mais uma pole de José Cordova
 19/06 - Vasser andou bastante e foi o mais rápido no treino deste sábado
 19/06 - Hellmeister faturou a pole position em Campo Grande
 19/06 - Barrichello foi o melhor na pré-classificação
 19/06 - Carroll encabeçará o grid da segunda prova em Castle Combe
 19/06 - Mais uma pole finlandesa na World Series em Valência
 19/06 - Córdova liderou o último treino da Clio em Campo Grande
 19/06 - Button terminou na frente o último treino
 19/06 - Danny Watts conquistou a primeira pole na temporada
 19/06 - Nunes voltou a dominar em Campo Grande
 19/06 - Barrichello comandou de novo em Indianapolis
 19/06 - Kovalainen conquistou mais uma pole na World Series
 19/06 - Long Beach pode sediar um segundo GP dos EUA

... 463 464 465 466 467 468 469 470 471 472 473 474 475 476 477 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados