Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brascar adotará sistema de lastros a partir desta temporada
Sábado, 15 de Fevereiro de 2003
 
O ?Campeonato Brasileiro Brascar de Protótipos e Turismo? decidiu adotar um sistema de lastro para os carros vencedores de cada prova, prevendo em seu Regulamento Técnico de 2003 ? o terceiro ano de realização do certame ? que os três primeiros veículos em cada prova adicionem, e que os que completarem as disputas da quinta colocação em diante tenham um decréscimo no peso, sendo que o máximo de lastro adicionado a cada carro será de 45 quilos.

A regulamentação técnica prevê ainda outra novidade: a existência de apenas três divisões: a ?Protótipo Brascar Sport?, a ?Turismo Brascar? e a ?Brascar Super?, esta última aberta a carros que não se enquadrem nas duas categorias anteriores, que tenham motores com mais de 2001cc, ou que sejam dotados de Turbo.

Os carros da divisão ?Turismo? terão um peso mínimo de 1000, 100 quilos a menos que os das categorias ?Protótipos e "Brascar Super?, que terão seus tanques limitados a 90, enquanto os veículos da divisão ?Turismo? poderão carregar até 100 litros de combustíveis.

Como vai funcionar o sistema de lastros

Para os carros de qualquer uma das três divisões, o sistema de adição ou subtração de peso vai ser o mesmo, prevendo acréscimo para os três veículos melhores colocados em cada prova, a permanência do peso do carro quarto colocado, e a retirada de lastro dos carros que cruzarem as linhas finais da quinta posição em diante.

O carro vencedor de uma prova terá adicionados 15 quilos; o que cruzar a linha final no segundo lugar, 10, enquanto o terceiro colocado na prova receberá 5 quilos adicionais.

Já o veículo quinto colocado terá o peso diminuído em 5, o sexto em 10, e aqueles que ocuparem da sétima posição em diante vão perder 15 quilos.

As equipes terão liberdade para a opção por motores a metanol, a álcool ou a gasolina, sendo que não há restrições quanto à octanagem deste último tipo de combustível, mas os times terão de declarar o que vão usar no momento que realizarem a inscrição do carro.

Durante cada uma das provas, serão abertas duas ?janelas? para reabastecimento, dentro das quais todos os carros tem obrigação de realizar a parada com duração mínima de 2 minutos, sob pena de serem obrigados a cumprirem um ?Time Penalty?.

A primeira ?janela? em cada disputa será aberta depois de 40 minutos, e a segunda, após 1h35 de corrida.



Leia também:
Uma boa, e uma péssima idéia no novo critério de pontuações da BRASCAR
Confira as datas das corridas da BRASCAR
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/06 - Gil de Ferran vai pilotar o McLaren de Senna em Goodwood
 23/06 - Tracy foi impedido de disputar uma etapa da NASCAR
 22/06 - Novas imagens para quem gosta do esporte
 22/06 - Apenas quatro carros rodaram nos treinos desta terça
 22/06 - ?Por enquanto, quero apenas descansar", disse Ralf
 22/06 - BMW pretende conversar com a FIA sobre desclassificação de Montoya
 22/06 - Abreu fará ?caçada? a Vettel no Norisring
 22/06 - Capello vai pilotar um Audi DTM em Shanghai
 22/06 - Três meses depois, pilotos da ALMS voltam a se enfrentar
 22/06 - Sondermann trocará a Americana pela F-Renault Européia
 21/06 - Hellmeister perdeu a vitória conquistada domingo
 21/06 - Norisring sediará a 5ª etapa do Alemão de Turismo
 21/06 - Equipe usará Biodiesel no ?Sertões?
 21/06 - Voltando para casa, Ralf recebeu dispensa dos testes
 21/06 - Microsoft e Sony são candidatas ao patrocínio da Toyota
 21/06 - Dobradinha da Chevrolet no TC 2000 em San Luis
 21/06 - Barrichello, Gomes, David e Junqueira movimentaram os rankings
 21/06 - Vitória sem controvérsias de Ryan Newman em Michigan
 21/06 - Salustiano usou Justiça Comum, e pode até mesmo ser excluído
 20/06 - Bruno Junqueira segue na liderança do campeonato

... 461 462 463 464 465 466 467 468 469 470 471 472 473 474 475 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados