Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brascar adotará sistema de lastros a partir desta temporada
Sábado, 15 de Fevereiro de 2003
 
O ?Campeonato Brasileiro Brascar de Protótipos e Turismo? decidiu adotar um sistema de lastro para os carros vencedores de cada prova, prevendo em seu Regulamento Técnico de 2003 ? o terceiro ano de realização do certame ? que os três primeiros veículos em cada prova adicionem, e que os que completarem as disputas da quinta colocação em diante tenham um decréscimo no peso, sendo que o máximo de lastro adicionado a cada carro será de 45 quilos.

A regulamentação técnica prevê ainda outra novidade: a existência de apenas três divisões: a ?Protótipo Brascar Sport?, a ?Turismo Brascar? e a ?Brascar Super?, esta última aberta a carros que não se enquadrem nas duas categorias anteriores, que tenham motores com mais de 2001cc, ou que sejam dotados de Turbo.

Os carros da divisão ?Turismo? terão um peso mínimo de 1000, 100 quilos a menos que os das categorias ?Protótipos e "Brascar Super?, que terão seus tanques limitados a 90, enquanto os veículos da divisão ?Turismo? poderão carregar até 100 litros de combustíveis.

Como vai funcionar o sistema de lastros

Para os carros de qualquer uma das três divisões, o sistema de adição ou subtração de peso vai ser o mesmo, prevendo acréscimo para os três veículos melhores colocados em cada prova, a permanência do peso do carro quarto colocado, e a retirada de lastro dos carros que cruzarem as linhas finais da quinta posição em diante.

O carro vencedor de uma prova terá adicionados 15 quilos; o que cruzar a linha final no segundo lugar, 10, enquanto o terceiro colocado na prova receberá 5 quilos adicionais.

Já o veículo quinto colocado terá o peso diminuído em 5, o sexto em 10, e aqueles que ocuparem da sétima posição em diante vão perder 15 quilos.

As equipes terão liberdade para a opção por motores a metanol, a álcool ou a gasolina, sendo que não há restrições quanto à octanagem deste último tipo de combustível, mas os times terão de declarar o que vão usar no momento que realizarem a inscrição do carro.

Durante cada uma das provas, serão abertas duas ?janelas? para reabastecimento, dentro das quais todos os carros tem obrigação de realizar a parada com duração mínima de 2 minutos, sob pena de serem obrigados a cumprirem um ?Time Penalty?.

A primeira ?janela? em cada disputa será aberta depois de 40 minutos, e a segunda, após 1h35 de corrida.



Leia também:
Uma boa, e uma péssima idéia no novo critério de pontuações da BRASCAR
Confira as datas das corridas da BRASCAR
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/06 - Rahal confirma Meira e Rice; Brack só em 2005
 29/06 - Whisky está proibido na NASCAR
 29/06 - Williams adia decisão sobre substituto de Ralf Schumacher
 29/06 - Brazuca ficou de fora da festa do Europeu
 29/06 - Pilotos da Pick Up Racing se enfrentam em Tarumã
 29/06 - Mark Taylor foi dispensado pela Panther Racing
 29/06 - Tudo permanecerá como está nas classificatórias
 28/06 - A classificação do campeonato na American Le Mans Series
 28/06 - Ricci/Steyer/Buneder foram os vencedores em Guaporé
 28/06 - Cruz Jr/Branco venceram a segunda etapa da Copa Turismo GNV
 28/06 - Provas da Clio deverão ser ao vivo. É a promessa da Record
 28/06 - Williams deve confirmar nesta terça-feira o nome do substituto de Ralf
 28/06 - Werner/Lehto, com um R8, venceram em Mid-Ohio
 28/06 - Jeff Gordon dominou a etapa disputada em Sonoma
 27/06 - Punição tirou a primeira vitória de Jaime Melo Jr no FIA GT
 27/06 - Kohei Hirate encerrou a rodada tripla em Monza com vitória
 27/06 - Piquet volta à liderança, mas empatado com Carroll
 27/06 - Clivio Piccione vence mais uma na F3 Inglesa; Piquet foi o 3º
 27/06 - Belicchi cumpre promessa e assume liderança na F-Renault V6
 27/06 - Del Monte segue isolado na liderança da Fórmula 3000 Européia

... 456 457 458 459 460 461 462 463 464 465 466 467 468 469 470 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados