Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Clima é de otimismo na Ferrari
Quinta-feira, 11 de Abril de 2002
 
A equipe Ferrari não pensa em outro resultado que não a vitória diante dos Tifosi, os fanáticos torcedores italianos que devem lotar completamente as dependências do "Autodromo Enzo e Dino Ferrari", em San Marino, uma república com apenas 60 quilômetros quadrados de área que neste final de semana sediará a 4ª etapa do Mundial de Fórmula 1.

Ross Brawn, o Diretor Técnico do time que têm sede em Maranello, diz que "É sempre muito emocionante correr na Itália diante dos Tifosi". Ross reconhece que o problema nos freios que deixou Michael Schumacher de fora do GP de San Marino do ano passado foi frustrante, mas ressaltou que o apoio dos torcedores foi fundamental para que o insucesso na prova que marcou a primeira vitória de Ralf Schumacher no "circo" pudesse ser superado: "Nós temos tido um apoio tremendo", ele falou, referindo-se aos torcedores.

Para Brawn, as dificuldades que os pilotos do time poderiam ter na corrida do próximo domingo com os freios e a tração serão facilmente contornáveis, já que segundo informou, nos treinos que a Ferrari realizou recentemente na pista de San Marino foram recolhidos "Dados técnicos suficientes" para a realização de modificações necessárias à última hora. "Testamos o novo carro em Imola há algumas semanas, o que nos permitiu ter uma boa base de dados para começarmos a trabalhar", ele conta.

O dirigente ferrarista diz que a pista de San Marino é, "junto com a do Canadá", uma das que mais exige dos freios dos carros, daí ter adiantado que os treinos da sexta-feira serão totalmente usados para a avaliação de qual dos três sistemas de frenagem disponíveis na equipe se enquadra melhor ao uso neste final de semana.

Segundo Brawn, os problemas de superaquecimento do sistema de freios que tiraram Michael Schumacher da corrida do ano passado "não deverão se repetir desta vez".

Menos carga na traseira

As características do traçado de San Marino exigem, além de um bom sistema de frenagem, que os carros tenham tração nas saídas de curva, mas sem que haja excesso de carga aerodinâmica na parte traseira do carro. "A melhor solução é correr com a parte traseira do carro o mais suave possível, sem deixar que escape", disse Ross Brawn, que ressaltou: "É um ajuste delicado, que o piloto tem de atingir no final de semana, adaptando o carro a sua própria maneira de conduzir", falou.

Para Brawn, o alcance do acerto ideal terá também muito a ver com os pneus: "Tivemos novos pneus no Brasil que testamos em Ímola, e teremos outro novo composto para Ímola, que foi testado em Interlagos", falou o britânico, que se confessou ter sido positivamente surpreendido com a resistência que os compostos da Bridgestone apresentaram diante da estratégia de uma única parada traçada para Michael Schumacher na prova brasileira. "Estávamos preocupados com a durabilidade dos pneus, mas o novo carro parece ser muito menos agressivo com os pneus traseiros que seu antecessor", completou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/07 - Quintarelli venceu a segunda em Suzuka; João Paulo foi o 5º
 03/07 - Weaver/Leitzinger vão largar na pole no Lime Rock Park
 03/07 - Sem dinheiro, equipe de Greg Ray fecha as portas
 03/07 - Direção agressiva custou um puxão de orelha a Hornish
 03/07 - Troca de motor jogou Franchitti para o fim do grid
 03/07 - Bruno Junqueira ainda segue na liderança; Bourdais encostou
 03/07 - Medeiros voltou a vencer na IPS
 03/07 - Bourdais venceu sem problemas corrida em Cleveland
 03/07 - Kaffer/McNish comandaram o "1-2" da Audi em Nürburgring
 03/07 - Nelson Bazzo vai comandar o grid da Pick-Up em Tarumã
 03/07 - Favoretto é o novo líder da Fórmula 3 Sul-americana
 03/07 - Buddy Rice faturou mais uma pole position na temporada
 03/07 - Tagliani foi o mais rápido no aquecimento em Cleveland
 03/07 - Green voltou a vencer. Salignon assumiu a vice-liderança
 03/07 - Bryan Herta comandou o segundo treino no Kansas
 03/07 - Favoretto contou com paciência e sorte para vencer em Paraná
 03/07 - Sensação é de alívio na McLaren
 03/07 - Vitantonio Liuzzi voltou ao topo da tabela da F-3000
 03/07 - Liuzzi venceu a corrida disputada em Magny-Cours
 03/07 - Kanaan foi o melhor no primeiro treino no Kansas

... 452 453 454 455 456 457 458 459 460 461 462 463 464 465 466 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados