Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O ?circo? teve sua primeira prova nos EUA disputada em 59
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Bem antes que Tony George decidisse investir em finais de 1999 uma soma substancial para a construção do traçado interno ao famoso Indianápolis Speedway que sediou seu primeiro GP em 24 de setembro de 2000, e que neste domingo vai ser sede da penúltima batalha na guerra pelo título de 2003, a Fórmula 1 já havia tido disputadas diversas corridas nos Estados Unidos, até mais de uma, em alguns anos.

O caso de amor entre a mais badalada categoria de automobilismo do planeta e a mais rica nação da face da terra começou em 1959, mais precisamente no dia 12 de dezembro daquele ano, quando a corrida disputada no Aeródromo de Sebring, na Flórida, começou com o inglês Stirling Moss na pole, e teve suas 42 voltas totais vencidas pelo neozelandês Bruce McLaren.

Ao retornar à Terra de Tio Sam para a disputa travada no dia 20 de novembro de 1960, o ?circo? foi armado no circuito de Riverside, na Califórnia, onde Moss saiu na pole position mais uma vez, agora indo ao topo do pódio da prova disputada em 75 voltas.

Na terceira vez que se armou em solo norte-americano, o ?circo? passou a ter um novo endereço: o traçado de Watkings Glen, que iniciaria naquele 8 de novembro de 1961 uma seqüência de provas que só seria interrompida depois do 17º GP norte-americano, corrida disputada no dia 5 de outubro de 1975.

Foi no traçado situado no estado de Nova Iorque - o de Watkings Glen, que entre as provas de 1961 a 70 tinha 3,701, e que a partir da corrida de 1971 passou a ter 5.433 metros de extensão -, que os fãs da Fórmula 1 viram Emerson Fittipaldi ir ao topo do pódio na dia 4 de outubro de 1970, quando, com um Lotus, o piloto conquistou a primeira das 8 vitórias verde e amarelas em provas do ?circo? já disputadas na Terra de Tio Sam.

Revezamento

A partir de 1976 ? no 18º GP americano ? o circuito de Long Beach, na Califórnia, passou a realizar revezamentos com Watkings Glen, um esquema que durou até a temporada de 1981, quando o traçado californiano sediou pela 6ª vez uma corrida de Fórmula 1, e quando a pista do estado de Nova Iorque já tinha deixado de constar do calendário, depois de ter abrigado 20 provas.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/07 - Forsythe comandou o primeiro treino em Toronto
 09/07 - Nordeste pode receber corridas da F-Renault e Clio
 09/07 - Raikkonen foi o melhor da sexta-feira
 09/07 - Barrichello dominou o primeiro treino. Schumacher veio a seguir
 08/07 - Nelsinho Piquet vai disputar prova da Porsche Supercup
 08/07 - Toyota pode estar tentando contratar Webber
 08/07 - ?Nem tenho o número do telefone?, disse Montoya
 08/07 - Toyota e Sauber podem trocar fornecedores de pneus
 07/07 - Las Vegas vai receber a Fórmula CART em setembro
 07/07 - Pilotos aprovam corrida nas ruas de Londres
 07/07 - Todt descarta a possibilidade de suceder Mosley
 07/07 - O "circo" volta ao palco do show de Barrichello
 07/07 - Veja a programação do ?circo? em Silverstone
 07/07 - Toyota confirma Ralf Schumacher até 2007
 06/07 - Veja como ficou a situação da tabela
 06/07 - Iaconelli recuperou a posição conquistada em Londrina
 06/07 - A classificação do campeonato na American Le Mans Series
 06/07 - STJD manteve desclassificações de Bueno e Marques
 06/07 - Williams confirma Marc Gené no GP da Inglaterra
 06/07 - Thiago Medeiros foi convidado pela Patrick Racing

... 450 451 452 453 454 455 456 457 458 459 460 461 462 463 464 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados