Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 20/07 - Vitória em Indianápolis ainda rende homenagens a Buddy Rice
 20/07 - Dodge vai ressuscitar o Charger na NASCAR em 2005
 19/07 - Brascar: Machado/Henrich venceram com carro novo em Londrina
 19/07 - Não tem para ninguém. Lehto e Werner venceram de novo na ALMS
 18/07 - Loeb e Citroën continuam no topo da tabela
 18/07 - Sainz conquistou uma vitória histórica na Argentina
 18/07 - Auinger venceu pela primeira vez; Brasileiros foram mal
 18/07 - Totti venceu a rodada sul-mato-grossense da F-Truck
 18/07 - Piquet assumiu a liderança e abriu boa vantagem
 18/07 - Dobradinha brasileira na segunda prova em Oulton Park
 18/07 - Nelsinho Piquet venceu de ponta a ponta em Oulton Park
 17/07 - Vantagem de Kanaan na liderança chega aos 61 pontos
 17/07 - Motor de Meira apaga e Kanaan vence em Nashville
 17/07 - Cirino largará na frente em Campo Grande
 17/07 - Thiago Medeiros continua vencendo nos Estados Unidos
 17/07 - Piccione tirou nova pole de Piquet por dois milésimos
 17/07 - Piquet garante a primeira pole do ano com pista molhada
 17/07 - Kleinubing larga em segundo na Califórnia
 17/07 - Pole position austríaca em Spa; Khodair em 7º
 16/07 - Mosley volta atrás e permanecerá na FIA até 2005

... 446 447 448 449 450 451 452 453 454 455 456 457 458 459 460 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados