Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 25/07 - Conway encerrou um final de semana perfeito em Croft
 25/07 - Conill tem dez pontos de vantagem
 25/07 - Rene Bauer venceu a boa prova da Clio em Vitória
 25/07 - Prova começou e terminou complicada para Barrichello
 25/07 - A Ferrari, cada vez mais distante da concorrência
 25/07 - Alemão já tem 36 pontos de vantagem
 25/07 - Schumacher levou os alemães ao delírio
 25/07 - Na F-Renault, André Souza foi o melhor no aquecimento
 25/07 - Bauer foi o mais rápido no aquecimento da Clio
 25/07 - Mike Conway venceu a primeira em Croft
 25/07 - Kobayashi desencanta e vence mais uma em Missano
 24/07 - Kleinubing deu a volta por cima, e venceu em Portland
 24/07 - Ninguém tirou a pole position de Paul Tracy em Vancouver
 24/07 - Chuva atrapalha classificatória e René Bauer vai largar na frente
 24/07 - Honda dá o troco e Meira garante a primeira pole do ano
 24/07 - Conway marcou duas poles em Oulton Park
 24/07 - Alexandre Foizer sairá na frente em Vitória
 24/07 - Bourdais foi o mais rápido no último treino em Vancouver
 24/07 - Outro japonês venceu na F-Renault Italiana
 24/07 - Elias Nascimento Jr foi o melhor no segundo treino em Vitória

... 443 444 445 446 447 448 449 450 451 452 453 454 455 456 457 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados