Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brascar adotará sistema de lastros a partir desta temporada
Sábado, 15 de Fevereiro de 2003
 
O ?Campeonato Brasileiro Brascar de Protótipos e Turismo? decidiu adotar um sistema de lastro para os carros vencedores de cada prova, prevendo em seu Regulamento Técnico de 2003 ? o terceiro ano de realização do certame ? que os três primeiros veículos em cada prova adicionem, e que os que completarem as disputas da quinta colocação em diante tenham um decréscimo no peso, sendo que o máximo de lastro adicionado a cada carro será de 45 quilos.

A regulamentação técnica prevê ainda outra novidade: a existência de apenas três divisões: a ?Protótipo Brascar Sport?, a ?Turismo Brascar? e a ?Brascar Super?, esta última aberta a carros que não se enquadrem nas duas categorias anteriores, que tenham motores com mais de 2001cc, ou que sejam dotados de Turbo.

Os carros da divisão ?Turismo? terão um peso mínimo de 1000, 100 quilos a menos que os das categorias ?Protótipos e "Brascar Super?, que terão seus tanques limitados a 90, enquanto os veículos da divisão ?Turismo? poderão carregar até 100 litros de combustíveis.

Como vai funcionar o sistema de lastros

Para os carros de qualquer uma das três divisões, o sistema de adição ou subtração de peso vai ser o mesmo, prevendo acréscimo para os três veículos melhores colocados em cada prova, a permanência do peso do carro quarto colocado, e a retirada de lastro dos carros que cruzarem as linhas finais da quinta posição em diante.

O carro vencedor de uma prova terá adicionados 15 quilos; o que cruzar a linha final no segundo lugar, 10, enquanto o terceiro colocado na prova receberá 5 quilos adicionais.

Já o veículo quinto colocado terá o peso diminuído em 5, o sexto em 10, e aqueles que ocuparem da sétima posição em diante vão perder 15 quilos.

As equipes terão liberdade para a opção por motores a metanol, a álcool ou a gasolina, sendo que não há restrições quanto à octanagem deste último tipo de combustível, mas os times terão de declarar o que vão usar no momento que realizarem a inscrição do carro.

Durante cada uma das provas, serão abertas duas ?janelas? para reabastecimento, dentro das quais todos os carros tem obrigação de realizar a parada com duração mínima de 2 minutos, sob pena de serem obrigados a cumprirem um ?Time Penalty?.

A primeira ?janela? em cada disputa será aberta depois de 40 minutos, e a segunda, após 1h35 de corrida.



Leia também:
Uma boa, e uma péssima idéia no novo critério de pontuações da BRASCAR
Confira as datas das corridas da BRASCAR
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/07 - Os números da F1
 20/07 - Rosberg ganhou, Bottas foi 2º e Hamilton deu show em Hochkenheim
 20/07 - Bourdais ganhou, Castro Neves e Kanaan completaram o pódio na prova #1
 20/07 - Resultado da prova 1 em Toronto
 17/07 - Estamos usando os verbos errados
 13/07 - Vitória belga na rodada russa do DTM. Farfus foi “P10”
 13/07 - Resultado da rodada russa do DTM
 13/07 - Os números do DTM
 13/07 - Hunter-Reay faturou, e Kanaan ficou no quase na prova de Iowa
 13/07 - Resultado da corrida de Iowa
 13/07 - Os números da Fórmula Indy
 13/07 - Os números da Super Fórmula
 13/07 - Resultados da Super Fórmula em Fuji
 13/07 - Nakajima venceu e Oliveira não pontuou na 3ª da Super Fórmula
 10/07 - Montoya e Nasr vencem e Massa continua com a mesma ladainha
 10/07 - O Fator Dixon - Confira a coluna
 07/07 - Nascar Euro Elite 2 - Resultados em Tours
 07/07 - Nascar Euro Elite 1 - Resultados em Tours
 06/07 - Nasr voltou a vencer pela GP2
 06/07 - Resultado das corridas de Silverstone

... 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados