Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sul-americana traz novidades na preliminar da Fórmula 1 em Interlagos
Sexta-feira, 16 de Outubro de 2009
 
Sétima rodada dupla tem modificações no treino classificatório e conta com a presença de piloto e equipe da Fórmula 3 Inglesa

A sétima rodada dupla de Fórmula 3 Sul-americana está cheia de novidades. Além de fazer uma das preliminares do GP Brasil de Fórmula 1, as 13ª e 14ª etapas da categoria terão formato inédito no treino classificatório e contam com a presença de um piloto e uma equipe da tradicional Fórmula 3 Inglesa. A primeira corrida do fim de semana no autódromo de Interlagos, em São Paulo, acontece no sábado (17/10), às 16h50, enquanto a prova complementar é no domingo (18/10), às 09h05.

Diferentemente das demais etapas, quando aconteciam dois treinos livres e um treino classificatório com meia hora de duração para cada etapa, desta vez a preparação para as etapas se restringe a uma única sessão de 30 minutos. Nesta atividade, os quinze minutos iniciais serão válidos para definir o grid de largada para a 13ª etapa e os 15 minutos finais definem as posições de partida para a 14ª etapa.

“Com o formato normal teríamos tempo para encontrar o melhor acerto do carro. Agora, temos que arriscar no setup. Vamos ter que acreditar e andar muito rápido desde o início, pois não teremos tempo para mexer muito no carro”, explica o carioca Henrique Lambert (Titans Group/Oi FM), que soma três segundos lugares nas últimas quatro etapas da categoria mais rápida do continente.

Sem poder testar variações de acerto, as equipes e pilotos precisam encontrar uma boa configuração logo que entrarem na pista. “Vai ser preciso muita concentração para achar boas voltas no começo e não podemos errar. Quem tiver a sorte de ter um carro bom sobre a borracha deixada pela Fórmula 1 vai se destacar”, comenta o titular da Razia Sports, que mesmo sem participar das primeiras quatro etapas está entre os cinco primeiros do campeonato.

Outra variante do fim de semana é a previsão do tempo, que indica possibilidade de chuva nos três dias de atividades. “Se chover, para mim não é tão ruim, já que minha primeira vitória no automobilismo foi em Interlagos com chuva”, relembra o titular do Titans Group/Oi FM. O clima instável deve exigir ainda mais dos pilotos. “Assim como no seco, teremos que ter uma concentração maior para evitar erros e saber lidar com a borracha da F1 para que ela ajude e não atrapalhe nosso rendimento”, diz.

Prestígio vindo da Inglaterra

Além de um treino classificatório diferente, a rodada paulistana da F3 Sul-americana tem um rosto novo nos boxes. O austríaco Walter Grubmuller, vice-campeão da F3 Inglesa, irá disputar as duas corridas juntamente com a sua equipe, a Hitech Racing. “É muito importante a presença de pilotos e equipes de renome em nossa categoria. Isso valoriza e mostra o reconhecimento que a F3 Sul-americana tem”, afirma Henrique Lambert.

Além de não conhecer a pista, Grubmuller também terá seu primeiro contato com o motor Beta 2.0 e os pneus Pirelli dos carros do certame continental, que são diferentes dos usados na Inglaterra. “Mesmo assim acho que ele pode andar bem sim. E o principal é que poderemos comparar nosso desempenho com profissionais competentes da Europa e ver como está a competitividade entre as duas competições. Vai ser uma experiência muito boa”, completa Lambert.

Esta é a programação da F3 Sul-americana e da F1 em Interlagos:

Sexta-feira (16/10)
10:00 - 11:30 Treino Livre - F1
14:00 - 15:30 Treino Livre - F1
17:25 - 17:55 Treino Classificação - Fórmula 3

Sábado 17 de outubro
11:00 - 12:00 Treino Livre - F1
14:00 - 15:00 Sessão de Classificação - F1
16:50 - 17:20 Corrida – 13ª etapa - Fórmula 3

Domingo 18 de outubro
09:05 - 09:35 Corrida – 14ª etapa - Fórmula 3
14:00 - GP Brasil F1

Veja a pontuação da Fórmula 3 Sul-americana após doze etapas disputadas:

1) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 87 pontos;
2) Cláudio Cantelli (Bassan Motorsport), 68;
3) Yann Cunha (Razia Sports), 50;
4) Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 48;
5) Henrique Lambert (Razia Sports), 43;
6) Nilton Molina (PropCar Racing), 40;
7) Lu Boesel (Dragão Motorsport), 40;
8) Leonardo de Souza (Kemba Racing), 30;
9) Igor Veras (PropCar Racing), 26;
10) Fernando Galera (Bassan Motorsport), 23;
11) Henrique Martins (Cesário Junior), 6;
12) Lucílio Baumer (Baumer Racing), 2;
12) Bruno Andrade (MX Racing), 2;
12) Raphael Abbate (Cesário Junior), 2 pontos.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 08/08 - Bourdais saiu de Elkhart Lake ainda mais líder
 08/08 - Uma vitória estratégia de Alex Tagliani em Elkhart Lake
 08/08 - Argentino fez "barba, cabelo e bigode" em Mid-Ohio
 08/08 - Pilotos terão 15 segundos a mais de potência em Elkhart Lake
 08/08 - Martinez e Macedo/Serata chegaram na frente pela Aldee Spyder
 08/08 - Brasileiros comentam participação no Marlboro Masters
 08/08 - Carreira e Navarro venceram na reestréia do Brasileiro
 08/08 - Di Resta e Barber venceram em Knockhill; Sondermann foi ao pódio
 08/08 - Kristensen vence e Ekström amplia vantagem no DTM
 08/08 - Merlo ganhou pela F-São Paulo
 08/08 - Kovalainen encerrou um final de semana perfeito em Lausitz
 08/08 - Nada mudou na liderança do Campeonato Mundial de Rali
 08/08 - Marcus Grönholm acabou com jejum e venceu o Rali da Finlândia
 08/08 - Vettel voltou a vencer em Oschersleben; Abreu chegou em 2º
 08/08 - Prémat foi o vencedor do Marlboro Masters de F3
 08/08 - Kovalainen venceu a primeira em Lausitz; Bernoldi foi o 2º
 07/08 - Sarmento e Sanchez venceram pela Força Livre
 07/08 - Marcus Grönholm segue comandando o Rali da Finlândia
 07/08 - Sebastien Bourdais faturou mais uma pole position
 07/08 - Domínio francês no grid do Marlboro Masters de Zandvoort

... 437 438 439 440 441 442 443 444 445 446 447 448 449 450 451 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados