Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
E já se passaram 8 anos
Quarta-feira, 01 de Maio de 2002
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, 8 anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino de 1994.

Já nos treinos livres realizados na sexta-feira, ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros; que a sexta-feira, o sábado e o domingo não seriam marcados apenas pela quebra de recordes, por superações de limites e por pulverização marcas que tornavam, tornam e sempre tornarão a história do "circo" algo fantástico.

O brasileiro Rubens Barrichello voou com seu Jordan equipado com motor Hart contra a tela de proteção, felizmente sofrendo apenas escoriações leves no treino da sexta-feira... Veio o sábado, 30 de abril, quando o austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Simtek/Ford bateu forte contra o guard rail... Reforçava-se ainda mais a certeza de que algo havia de errado com aquele final de semana...

Terminado o sábado, o também brasileiro Ayrton Senna da Silva, que conduzia um Williams FW16 empurrado por um propulsor Renault 3.5 V10, comemorou a conquista da 65ª pole position de sua carreira na Fórmula 1, uma história que havia começado a ser escrita 161 corridas antes, mais precisamente no GP do Brasil de 1984, a bordo de um Toleman/Hart.

Antes do início da disputa do domingo, Senna apoiou suas mãos sobre o aerofólio traseiro de seu carro, permanecendo ali, quieto, por muito tempo... Seu olhar estava voltado para o nada, assim como também pareciam estar seus pensamentos...

E surgiu a luz verde para a prova, quando, mantendo uma escrita, o brasileiro Senna conseguiu manter-se à frente dos demais pilotos...

Os rumos desta história poderiam ter sido iguais aos de 41 dos 160 GPs que Ayrton disputara anteriormente, com a conquista de mais um topo de pódio. Poderiam, não fosse sua hora... Na Curva Tamburello algo até hoje inexplicado exceto pelo rótulo de "fatalidade" fez com que o Williams F16 do brasileiro saísse reto, literalmente se espatifando contra o muro...

A morte interrompeu de vez a carreira do piloto que havia nascido no dia 21 de março de 1960, que conquistara sua primeira vitória a bordo de um Lotus/Renault no chuvoso GP de Portugal de 1985...

Hoje, neste 1º de maio, não existe mais o capacete que o brasileiro usou naquele fatídico GP de San Marino de 1994, que assim como o carro que pilotava foi destruído...

Tanto a última proteção que Senna usou para a cabeça quanto o carro que pilotou em sua última participação no "circo" foram retidos pela Justiça italiana até o início deste 2002... Os investigadores tentaram, obviamente sem o mínimo sucesso, achar explicações para a inconteste verdade de que quando chega a hora de alguém, não há o que fazer...

Oito anos se passaram... O carro, o capacete e o próprio piloto infelizmente não mais existem, mas existe sempre viva a história de um homem que cravou seu nome de forma definitiva na história da Fórmula 1... Ayrton Senna da Silva jamais sairá das mentes de todos aqueles que mesmo que não gostassem de corridas admiravam um esportista vencedor...
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/09 - Juan Pablo comandou a pré-classificação
 11/09 - Barrichello foi o melhor no último treino
 11/09 - Montoya começou o dia na frente
 10/09 - Carpentier conquistou a pole provisória em Laguna Seca
 10/09 - Medeiros largará na frente em Chicago
 10/09 - Wheldon voltou a comandar o treino em Chicago
 10/09 - Gregg foi o melhor no segundo treino da IPS
 10/09 - Dobradinha da Forsythe no primeiro treino em Laguna Seca
 10/09 - Wheldon dominou. Kanaan veio a seguir
 10/09 - Dois brazucas na frente no primeiro treino da IPS
 10/09 - Liuzzi garantiu a pole position em Monza
 10/09 - Mudada a programação da segunda rodada do Brasileiro
 10/09 - Michael foi o melhor do dia em Monza
 09/09 - Pilotos da NASCAR dominaram etapa da IROC em Richmond
 09/09 - Barrichello tem tudo para completar a festa dos ´Tifosi´
 09/09 - Mesmo com chances, Medeiros acredita em decisão apenas na final
 09/09 - Como funciona a sucessão na CBA
 09/09 - Confira a formação da chapa de Scaglione
 09/09 - F-3000 Européia muda em 2005 para enfrentar concorrência
 09/09 - Scaglione registra sua chapa para as eleições na CBA

... 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 433 434 435 436 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados