Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O ?circo? teve sua primeira prova nos EUA disputada em 59
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Bem antes que Tony George decidisse investir em finais de 1999 uma soma substancial para a construção do traçado interno ao famoso Indianápolis Speedway que sediou seu primeiro GP em 24 de setembro de 2000, e que neste domingo vai ser sede da penúltima batalha na guerra pelo título de 2003, a Fórmula 1 já havia tido disputadas diversas corridas nos Estados Unidos, até mais de uma, em alguns anos.

O caso de amor entre a mais badalada categoria de automobilismo do planeta e a mais rica nação da face da terra começou em 1959, mais precisamente no dia 12 de dezembro daquele ano, quando a corrida disputada no Aeródromo de Sebring, na Flórida, começou com o inglês Stirling Moss na pole, e teve suas 42 voltas totais vencidas pelo neozelandês Bruce McLaren.

Ao retornar à Terra de Tio Sam para a disputa travada no dia 20 de novembro de 1960, o ?circo? foi armado no circuito de Riverside, na Califórnia, onde Moss saiu na pole position mais uma vez, agora indo ao topo do pódio da prova disputada em 75 voltas.

Na terceira vez que se armou em solo norte-americano, o ?circo? passou a ter um novo endereço: o traçado de Watkings Glen, que iniciaria naquele 8 de novembro de 1961 uma seqüência de provas que só seria interrompida depois do 17º GP norte-americano, corrida disputada no dia 5 de outubro de 1975.

Foi no traçado situado no estado de Nova Iorque - o de Watkings Glen, que entre as provas de 1961 a 70 tinha 3,701, e que a partir da corrida de 1971 passou a ter 5.433 metros de extensão -, que os fãs da Fórmula 1 viram Emerson Fittipaldi ir ao topo do pódio na dia 4 de outubro de 1970, quando, com um Lotus, o piloto conquistou a primeira das 8 vitórias verde e amarelas em provas do ?circo? já disputadas na Terra de Tio Sam.

Revezamento

A partir de 1976 ? no 18º GP americano ? o circuito de Long Beach, na Califórnia, passou a realizar revezamentos com Watkings Glen, um esquema que durou até a temporada de 1981, quando o traçado californiano sediou pela 6ª vez uma corrida de Fórmula 1, e quando a pista do estado de Nova Iorque já tinha deixado de constar do calendário, depois de ter abrigado 20 provas.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/09 - Veja como ficaram os números do ?circo?
 12/09 - Barrichello venceu em Monza
 12/09 - Nova vitória de Carroll estragou festa antecipada de Piquet
 12/09 - João Paulo vence de novo e fica a dez pontos da liderança
 11/09 - Barba, cabelo e bigode colocou Medeiros mais próximo do título
 11/09 - Bourdais roubou a pole de Carpentier em Laguna Seca
 11/09 - Minassian/Campbell-Walter na pole da 1000 Km de Spa
 11/09 - Dupla largará na pole da primeira corrida em Tarumã
 11/09 - Duda acabou com a festa de poles de Bazzo
 11/09 - Bourdais deixou Carpentier para trás no segundo treino
 11/09 - Castro Neves sairá na frente, com Kanaan a seguir
 11/09 - Veja como ficou a situação final da temporada
 11/09 - Liuzzi venceu na última corrida da Fórmula 3000 Internacional
 11/09 - Lloyd sairá na frente da disputa do Europeu em Dijon
 11/09 - Caiu a vantagem de Piquet. Carroll é o novo vice-líder
 11/09 - Carroll ganhou em Spa. Dirani chegou em terceiro
 11/09 - Kanaan começou na frente treino deste sábado
 11/09 - João Paulo venceu pela quarta vez na F3 Japonesa
 11/09 - Barrichello marcou a pole position em Monza
 11/09 - Piquet sairá na pole position em Spa

... 421 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 433 434 435 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados