Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brascar adotará sistema de lastros a partir desta temporada
Sábado, 15 de Fevereiro de 2003
 
O ?Campeonato Brasileiro Brascar de Protótipos e Turismo? decidiu adotar um sistema de lastro para os carros vencedores de cada prova, prevendo em seu Regulamento Técnico de 2003 ? o terceiro ano de realização do certame ? que os três primeiros veículos em cada prova adicionem, e que os que completarem as disputas da quinta colocação em diante tenham um decréscimo no peso, sendo que o máximo de lastro adicionado a cada carro será de 45 quilos.

A regulamentação técnica prevê ainda outra novidade: a existência de apenas três divisões: a ?Protótipo Brascar Sport?, a ?Turismo Brascar? e a ?Brascar Super?, esta última aberta a carros que não se enquadrem nas duas categorias anteriores, que tenham motores com mais de 2001cc, ou que sejam dotados de Turbo.

Os carros da divisão ?Turismo? terão um peso mínimo de 1000, 100 quilos a menos que os das categorias ?Protótipos e "Brascar Super?, que terão seus tanques limitados a 90, enquanto os veículos da divisão ?Turismo? poderão carregar até 100 litros de combustíveis.

Como vai funcionar o sistema de lastros

Para os carros de qualquer uma das três divisões, o sistema de adição ou subtração de peso vai ser o mesmo, prevendo acréscimo para os três veículos melhores colocados em cada prova, a permanência do peso do carro quarto colocado, e a retirada de lastro dos carros que cruzarem as linhas finais da quinta posição em diante.

O carro vencedor de uma prova terá adicionados 15 quilos; o que cruzar a linha final no segundo lugar, 10, enquanto o terceiro colocado na prova receberá 5 quilos adicionais.

Já o veículo quinto colocado terá o peso diminuído em 5, o sexto em 10, e aqueles que ocuparem da sétima posição em diante vão perder 15 quilos.

As equipes terão liberdade para a opção por motores a metanol, a álcool ou a gasolina, sendo que não há restrições quanto à octanagem deste último tipo de combustível, mas os times terão de declarar o que vão usar no momento que realizarem a inscrição do carro.

Durante cada uma das provas, serão abertas duas ?janelas? para reabastecimento, dentro das quais todos os carros tem obrigação de realizar a parada com duração mínima de 2 minutos, sob pena de serem obrigados a cumprirem um ?Time Penalty?.

A primeira ?janela? em cada disputa será aberta depois de 40 minutos, e a segunda, após 1h35 de corrida.



Leia também:
Uma boa, e uma péssima idéia no novo critério de pontuações da BRASCAR
Confira as datas das corridas da BRASCAR
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/09 - Trulli correrá pela Toyota nos próximos dois anos
 15/09 - Andrade terá caminhão novo a partir da prova em Cascavel
 15/09 - Barrichello quebrou recorde em Jerez
 15/09 - Raikkonen dominou. Villeneuve foi o pior em Silverstone
 15/09 - Ameaça de furacão cancela etapa em Miami
 15/09 - Jarno Trulli já não é mais piloto da Renault
 15/09 - Sauber anuncia contratação de Jacques Villeneuve
 14/09 - Jimenez será o piloto do lançamento do Chassi Zanardi
 14/09 - Sistema de classificação fica ainda mais confuso
 14/09 - Próxima edição da Indy 500 terá um novo formato
 14/09 - Na volta às pistas, Ralf dominou em Silverstone
 14/09 - Denis Dirani faturou a 8ª da Sprinter
 14/09 - Master ?A? assiste a mais uma vitória de Renato Russo
 14/09 - Marcelino vence pela Master ?B?
 14/09 - Na Junior RBC Nathan Oliveira foi o melhor
 14/09 - Renault confirma teste de Villeneuve. Equipe nega saída de Trulli
 14/09 - Feldmann faz balanço positivo da reestréia na Pick-Up Racing
 14/09 - Apenas 3 alinham na Cadete do Paulista Light
 14/09 - Cresceram bastante os totais dos rankings
 14/09 - Promotor da Fórmula GP2 divulga lista de exigências

... 419 420 421 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 433 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados