Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 16/09 - Trulli correrá pela Toyota nos próximos dois anos
 15/09 - Andrade terá caminhão novo a partir da prova em Cascavel
 15/09 - Barrichello quebrou recorde em Jerez
 15/09 - Raikkonen dominou. Villeneuve foi o pior em Silverstone
 15/09 - Ameaça de furacão cancela etapa em Miami
 15/09 - Jarno Trulli já não é mais piloto da Renault
 15/09 - Sauber anuncia contratação de Jacques Villeneuve
 14/09 - Jimenez será o piloto do lançamento do Chassi Zanardi
 14/09 - Sistema de classificação fica ainda mais confuso
 14/09 - Próxima edição da Indy 500 terá um novo formato
 14/09 - Na volta às pistas, Ralf dominou em Silverstone
 14/09 - Denis Dirani faturou a 8ª da Sprinter
 14/09 - Master ?A? assiste a mais uma vitória de Renato Russo
 14/09 - Marcelino vence pela Master ?B?
 14/09 - Na Junior RBC Nathan Oliveira foi o melhor
 14/09 - Renault confirma teste de Villeneuve. Equipe nega saída de Trulli
 14/09 - Feldmann faz balanço positivo da reestréia na Pick-Up Racing
 14/09 - Apenas 3 alinham na Cadete do Paulista Light
 14/09 - Cresceram bastante os totais dos rankings
 14/09 - Promotor da Fórmula GP2 divulga lista de exigências

... 419 420 421 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 433 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados