Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O criador falando da criatura
Quinta-feira, 01 de Abril de 2004
 
Dizendo-se muito feliz por poder ter juntado sua paixão pelo automobilismo à profissão que exerce, Hermann Tilke contou que não foi nada fácil construir o circuito de Bahrain, que neste final de semana vai sediar a terceira etapa do Mundial de Fórmula 1.

O Técnico alemão que além do projeto da pista em Sakhir assinou também os dos traçados de Sepang, na Malásia, e de Xangai, na China ? onde o ?circo? estará em 26 de novembro, na disputa da 16ª etapa -, falou que para que o traçado de Bahrain pudesse ser construído, tiveram de ser removidos mais de 1 milhão de metros cúbicos de areia, destacando que ?os bancos de areia são mais duros que concreto, e foi necessário o uso de dinamite?.

Comentando a respeito das características do circuito no Bahrain, Tilke ressaltou que ?Existem coisas que precisam ser levadas em consideração na hora de um projeto, e uma delas é a necessidade dos carros estarem juntos depois da primeira curva. Só que muitos dos fãs do esporte não sabem disso?, disse.

Quem é Tilke

Engenheiro Civil, Hermann Tilke fundou uma empresa de Engenharia que leva seu sobrenome em 1984, na cidade de Aachen, na Alemanha, onde comanda um time formado por outros nove técnicos, entre Engenheiros e Arquitetos.

Além de atuar na área de planejamento urbano, a empresa de Tilke conseguiu trabalhos também num meio que veio a calhar para o apaixonado por automobilismo Hermann: fazer a adequação de traçados, e construir autódromos pelo mundo afora.

Em seu país natal, Hermann Tilke assinou o projeto do circuito de Sachsenring ? concluído em 2001 ? e de reformas nos traçados Hockenheim e Nürburgring.

Fora da Alemanha, a empresa Tilke já havia deixado sua marca através do projeto do traçado austríaco de A-1 Ring ? entregue em 1995 -, e de ampliação das arquibancadas no circuito da Catalunha, em Barcelona, na Espanha.

O Fuji International Speedway, no Japão, foi outro traçado que recebeu a chancela de Tilke, que passou a ter mais destaque na mídia internacional depois da inauguração do circuito de Sepang, na Malásia - em 1998 -, e mais recentemente nos projetos dos traçados em Xangai, na China, e no Bahrain, onde o ?circo? está armado para a prova deste final de semana.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/10 - Bourdais liderou acidentado treino em Surfer?s Paradise
 22/10 - Domínio foi de Bia no treino único em Interlagos
 22/10 - Assembléia Ordinária reelegeu Scaglione
 22/10 - Pole provisória de Sebastien Bourdais na Austrália
 22/10 - ?A melhor fase foi o tempo todo?, disse Divila
 21/10 - Tracy foi o melhor no primeiro treino em Surfer?s Paradise
 21/10 - Corrida em Milwaukee não acontecerá mais a noite
 21/10 - Reck Júnior vai estrear na Stock V8 em Campo Grande
 21/10 - Confira a programação da "Lexmark Indy 300"
 21/10 - Sebastien Bourdais pode ser campeão no domingo
 21/10 - Sainz anuncia aposentadoria
 21/10 - GP do México pode ser a ?carta na manga? de Ecclestone
 20/10 - Movimentados os rankings do ?Placar Brasil?
 20/10 - Piloto de Piracicaba lidera Brasileiro de Turismo na Terra
 20/10 - Em comunicado, BAR se diz feliz com a decisão
 20/10 - Julgamento definiu a permanência de Button na BAR
 20/10 - BAR perde um de seus patrocinadores
 20/10 - Dale Coyne troca argentino por checo até o final do ano
 20/10 - Os Maserati recebem homologação da FIA
 20/10 - Terminaram as negociações. Silverstone está fora do calendário

... 400 401 402 403 404 405 406 407 408 409 410 411 412 413 414 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados