Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Certame da Indy Lights ameaçado de extinção
Segunda-feira, 16 de Julho de 2001
 
O certame da Fórmula Indy Lights que é organizado pela CART pode estar caminhando para a extinção, sendo substituído por um semelhante, promovido pela rival Indy Racing League.

O Indianapolis Motor Speedway detêm os direitos de uso do nome da categoria, e o responsável pela promoção do certame organizado pela CART, Roger Bailey, admite que pode não ser capaz de atender às exigências para continuar a promover seu campeonato.

Paralelamente, o presidente do IMS, Tony George, pensa ter seu próprio certame, que contaria inicialmente com duas provas, a primeira delas em maio, no circuito oval de Indianápolis, e a outra no sábado que antecede a realização do GP de Fórmula 1.

Na disputa de seu campeonato, George pretende usar chassis Dallara e motores Judd V-8 de 3 litros, e Bailey admite que não conseguiu contratos que lhe garantam chassis e motores para além do final desta temporada.

Bailey criticou bastante à CART, dizendo que a entidade é a responsável pela situação a que chegou o certame que promove. "Até que a corda enrole nosso pescoço, ainda temos esperanças, mas nós certamente estamos no corredor da morte?, falou.

A CART começou a promover o campeonato da Indy Lights em 1998, e de lá para cá o certame vem perdendo muito em interesse. Outra categoria que está sob a responsabilidade da entidade é a Fórmula Toyota/Atlantic, que também só tem feito encolher os grids nos dois últimos anos.

Para basear suas críticas, Bailey lembra que em 1997 as provas da Indy Lights tinham grids formados por 28 carros, número que caiu para 18 um ano após, e que na temporada deste ano encolheu ainda mais. ?As duas categorias vem sofrendo com o encolhimento do grid?, diz ele. ?Tivemos corridas da Toyota/Atlantic com poucos carros, e algumas da Fórmula Indy Light onde não houveram mais que 10 pilotos alinhados?, protesta.

Como resultado do flagrante encolhimento, a Indy Lights tem chamado pouco a atenção da mídia, o que faz com que diversos antigos proprietários de equipes tenham uma série de histórias a contar sobre as dificuldades para a conquista de patrocínios.

Uma única categoria de suporte

Dizendo que a CART não moveu uma palha para evitar que a Fórmula Indy Lights chegasse ao estágio atual, Roger Bailey diz acreditar que a intenção da entidade seja a de ?matar? definitivamente a categoria, mantendo a Fórmula Toyota/Atlantic como a única a realizar as chamadas ?provas de sustentação?.

?No ano passado, quando o Bobby Rahal ainda era presidente da CART, houve a decisão de ter apenas uma categoria de sustentação, e, com base não sei no que, foi decidido que essa categoria seria a Toyota/Atlantic?, falou Bailey.

Roger disse que uma carta com aquilo que seria o esboço do novo campeonato da Toyota/Atlantic circulou no último inverno norte-americano, o que teria desestimulado muitos proprietários de equipes da Indy Lights a continuarem investindo. ?Era uma carta confidencial, e não sei como diabos ela se tornou pública?, reclamou.

?Eu poderia estar tratando das questões que envolvem os chassis e motores da Indy Lights, mas ninguém me deu autoridade para isso. Assim fico aqui sentado como um bolha, um porco vagabundo?, finaliza.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/11 - Vitória brazuca na 500 Milhas de Kart em Milão
 10/11 - Sainz não vai participar do Rali da Austrália
 10/11 - Só Endurance e regionais correrão no Rio
 09/11 - Torcedores terão entrada franca para as provas em Jacarepaguá
 08/11 - Saiba quem estará brigando pelos títulos no Rio
 08/11 - Navarro defenderá a liderança do BMP no Rio de Janeiro
 08/11 - Veja a programação das provas no Rio de Janeiro
 08/11 - Häkkinen disputará o DTM em 2005
 08/11 - Confira a classificação final da temporada
 08/11 - Bourdais ganhou mais uma, e levou o título de 2004
 07/11 - Penalização a Comissários é tema do ?Papo de Box?
 07/11 - Mesmo penalizado, Cirino isolou-se na liderança
 07/11 - Confira o resultado final da disputa em Tarumã
 07/11 - Cirino ganhou, mas penalização fez Fogaça ir ao topo do pódio
 07/11 - Monteiro dominou o Warm Up em Tarumã
 06/11 - Em data errada, mas ADSL foi ligado
 06/11 - Tempos despencam, e Cirino garante a pole em Tarumã
 06/11 - Bourdais sairá na frente neste domingo
 06/11 - E dá-lhes incompetência da Brasil Telecom
 05/11 - Andrade foi o mais rápido desta sexta-feira em Tarumã

... 395 396 397 398 399 400 401 402 403 404 405 406 407 408 409 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados