Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Martins revela história dos bastidores da primeira "500 Km"
Quinta-feira, 28 de Agosto de 2003
 
Eugênio Martins, piloto que inscreveu seu nome na história do automobilismo Brasileiro ao sagrar-se campeão da categoria "Mecânica Nacional" nas temporadas de 1957 e 1958, e que venceu também a "100 Milhas IV Centenário", contou um pouco sobre os bastidores da primeira edição da "500 Kilometros de Interlagos", corrida da qual participou a bordo de dois carros: um Maserati/Ford Studbacker com o qual foi terceiro colocado na dupla com Godofredo Viana Filho, e um Maserati/Ford Edelbrock com o qual concluiu a disputa na quarta colocação, na parceria que fez com Antônio Mendes Barros.

Sobre o surgimento da disputa, Martins contou: "A corrida surgiu principalmente em função da grande rivalidade que havia entre o Eloy Gogliano (presidente do Centauro Motor Clube), e o Ângelo Giuliano, que á época tinha uma loja de Auto Peças, a Tropical, que estava situada no mesmo prédio onde o Centauro tinha sede".

Com relação ao idealizador da "500 Km", Martins testemunhou: "O Ângelo Giuliano dedicou a vida toda ao automobilismo, tendo sido o responsável pela implantação do anel externo de Interlagos, onde aconteceram praticamente todas as 500 km".

Eugênio Martins relembra um fato lamentável daquela disputa: "A roda do carro do Ciro Caires (piloto que liderou a maior parte da corrida) se desprendeu, e acabou atingindo em cheio a Miss Campinas, uma das convidadas para a prova, que infelizmente teve morte instantânea", recorda.

A qualidade (ou falta dela) do asfalto da pista paulistana foi outro fato relembrado por Martins: "Como o asfalto era muito abrasivo, um jogo de pneus nâo durava mais que 8 ou 9 voltas", disse.

Relembrando que os carros da época não contavam com cintos de segurança, Eugênio Martins frisou: "Uma capotagem naquele tempo era quase um decreto de morte. Se capotasse, você tinha o carro sobre você, uma massa de uma tonelada, ou até um pouco mais, que tinha grandes possibilidades de te esmagar", testemunhou.

Martins frisou ainda que participar da corrida à época era uma aventura: "Principalmente quando você vinha na reta, poderia haver um cavalo atravessando a pista. Aí, você tinha de calcular direitinho para poder passar sem atropelar o bicho. Era uma loucura", testemunhou o ex-piloto.

Hoje aos 72 anos, Eugênio Martins vive com a esposa num apartamento no bairro do Butantã, na região Oeste da capital paulistana.

Mencionando que deixou as pistas por questões familiares, Eugênio Martins relembra com bom humor 1972, o ano em que decidiu pendurar o capacete: "Naquele ano eu fui ao enterro de cinco colegas, entre eles o Djalma Pessolatto, o Dinho Bonone e o Celso Lara Barberis. Acabei decidindo parar para que não me tornasse mais um na lista", finaliza.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 20/08 - A 12ª "500 Km" encerrou o Campeonato Brasileiro de 1971
 14/08 - Bueno ganhou após as reformas em Interlagos
 13/08 - Os Fórmulas Vê foram a atração na 10ª "500 Km de Interlagos"
 13/08 - Dobradinha da Willys na nona edição da "500 Km"
 11/08 - Silva venceu a 8ª edição da "500 Kilometros de Interlagos"
 09/08 - Tudo diferente na 7ª Edição da "500 Km de Interlagos"
 07/08 - Duas mortes marcaram a edição de 1963 da "500 Km de Interlagos"
 07/08 - Mesmo penalizado, Galucci ganhou a prova em 62
 06/08 - Na 4ª edição, terminou a "reserva" para estrangeiros
 04/08 - Baixas marcaram a corrida de 59, quando Caires de novo "ficou pelo caminho"
 03/08 - D?Orey foi o grande vencedor na segunda edição
 02/08 - Tudo começou num 7 de setembro
 01/08 - É boa a procura por inscrições para a "500 Kilometros"
 30/07 - ACP já recebe inscrições para a "500 Km", a próxima rodada do Brasileiro

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados