Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Andrade/Pacheco: um feito inédito na 20ª edição da "500 Km"
Segunda-feira, 25 de Agosto de 2003
 
Além do carro que havia vencido no ano anterior, o Protótipo Tango - que apresentava inovações em especial na parte aerodinâmica -, a 20ª edição da "500 Kilometros de Interlagos" teve a participação de um outro modelo especialmente construído para competições, este o carro batizado "Espron Millenium" que foi inscrito para ter a pilotagem de Cefas Oliveira, Rogério e Tom Vilas Boas, também do Distrito Federal, como o modelo vencedor um ano antes.

A terceira força para a prova realizada em 26 de agosto de 2001 era o antigo Porsche 911 de Roberto Samed/José Venezian, que entre outros carros iria enfrentar na pista o BMW M3 de Alfredo Guaraná Menezes, que também havia passado por modificações.

Dentre os protótipos dotados de motor Volkswagen, destacava-se o MCR, modelo fabricado no Rio Grande do Sul que teria a pilotagem de Hélio "Pingo" Saraiva Júnior e Sérgio Magalhães. O já tradicional batalhão de Aldee, contava com 8 Spyder e 3 modelos de carroceria fechada, inscritos para terem a condução de Urubatan Helou/Urubatan Helou Jr., Carlos Cantarelli/Cláudio Ferreira, Ricardo Flacquer/Márcio Sciola, Valmir "Hisgué" Benavides/Eduardo Homem de Mello, Amauri Pires/Ricardo Serata, Eduardo Homem de Mello/Flávio Secolyn/Marcelo Dantas, Mário Bove/Hélio Vital, e pelos pernambucanos Luís Paulo Leão/Joca Ferraz.

Assim como havia acontecido um ano antes, os treinos foram totalmente dominados pelo Tango BMW de Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco, que de novo conquistaram a pole position, desta vez com o tempo de 1min39s41. A segunda marca ficou com o outro carro de Brasília, o Espron Millenium Chevrolet, de Cefas/Rogério/Tom, com o tempo de 1min40s90.

Dada a largada, o Tango/BMW assumiu a liderança, sendo acompanhado pelo Espron Millenium e pelo Porsche, carros que se destacaram rapidamente dos demais. No segundo giro o Corsa de Paulo Darci/Saque Mattos capotou espetacularmente no Esse do Senna, fazendo com que o Safety Car fosse acionado.

Com dezesseis voltas, o Porsche ficava de fora, deixando a disputa pela liderança limitada aos dois carros de Brasília, com o Tango/BMW se destacado na frente.

Pouco depois da metade da corrida, o Espron Millenium teve problemas, ficando fora de ação, o que permitiu que o Aldee Spyder de pai e filho Urubatan Helou/Urubatan Helou Jr. assumisse o segundo lugar, o que aconteceu principalmente em função da opção pelo uso de um tanque de combustível maior, o que, claro, fez com que parassem menos.

Assim, mesmo tendo sofrido diversos toques de adversáros, o que provocou alguns pequenos estragos na carenagem, o Tango/BMW de Flávio Andrade/Ruyter Pacheco conquistou a segunda vitória consecutiva, um fato até então inédito na história da "500 Kilometros", que foi encerrada com os representantes do clã Helou na segunda posição.

Confira o resultado, e use este link para saber mais sobre o que rolou durante a disputa.

1) Flávio Andrade/Ruyter Pacheco (RJ/DF, Tango BMW 2000), 116 voltas em 3h35min59s0 (média de 138,856 km/h)
2) Urubatan Helou/Urubatan Helou Jr. (MG/SP, Aldee Spyder VW 2000), 112 voltas
3) Alfredo Guaraná Menezes/Marcos Paioli/César Urnhani (SP/SP/PR, BMW M3 3000), 105 voltas
4) Carlos Cantarelli/Cláudio Ferreira (SP/SP, Aldee Spyder VW 2000), 103 voltas
5) Ricardo Flacquer/Márcio Sciola (SP/SP, Aldee Spyder VW 2000), 103 voltas
6) Eduardo Homem de Mello/Valmir "Hisgué" Benavides (SP/SP, Aldee Spyder VW 2000), 102 voltas
Melhor Volta: Ruyter Pacheco (Tango BMW), 1min40s02 (média de 155,093 km/h)
Largada: 36 carros
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 20/08 - A 12ª "500 Km" encerrou o Campeonato Brasileiro de 1971
 14/08 - Bueno ganhou após as reformas em Interlagos
 13/08 - Os Fórmulas Vê foram a atração na 10ª "500 Km de Interlagos"
 13/08 - Dobradinha da Willys na nona edição da "500 Km"
 11/08 - Silva venceu a 8ª edição da "500 Kilometros de Interlagos"
 09/08 - Tudo diferente na 7ª Edição da "500 Km de Interlagos"
 07/08 - Duas mortes marcaram a edição de 1963 da "500 Km de Interlagos"
 07/08 - Mesmo penalizado, Galucci ganhou a prova em 62
 06/08 - Na 4ª edição, terminou a "reserva" para estrangeiros
 04/08 - Baixas marcaram a corrida de 59, quando Caires de novo "ficou pelo caminho"
 03/08 - D?Orey foi o grande vencedor na segunda edição
 02/08 - Tudo começou num 7 de setembro
 01/08 - É boa a procura por inscrições para a "500 Kilometros"
 30/07 - ACP já recebe inscrições para a "500 Km", a próxima rodada do Brasileiro

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados