Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros da recém criada "Divisão 1" fizeram história em 1973
Quinta-feira, 21 de Agosto de 2003
 
A intenção dos organizadores da "500 Kilometros de Interlagos" era a de repetir na prova disputada no dia 9 de setembro de 1973 a mescla de talentos nacionais e estrangeiros, como no ano anterior.

Porém, como as brigas políticas dentro da Confederação Brasileira de Automobilismo então presidida por Eloy de Menezes eram muitas, o que inviabilizava as garantias que a CBA teria de dar para a vinda dos estrangeiros, o incansável Ângelo Juliano teve de desistir da idéia de ter modelos Porsche, Berta e Ferrari no grid da 14ª "500 Km", fazendo a prova acontecer com os carros da recém criada Divisão 1, onde corriam os Ford Maverick, Chevrolet Opala, Dodge Dart, Ford Corcel, Volkswagen, Chevette, etc.

Na classificatória, o domínio foi esmagador dos cinco Ford Maverick inscritos, que conquistaram as cinco principais posições para o grid, com a pole sendo marcada pelo surpreendente Dante de Camilo, que, à média de 158,608 km/h, estabeleceu a marca de 1min12s791.

O carro dos irmãos Bird e Nilson Clemente terminou a sessão na segunda marca, com Luis Pereira Bueno/Tite Catapani, Marivaldo Fernandes/Affonso Giaffone e Luiz Landi/Antônio Castro Prado a seguir. Em sexto ficou o Opala de Bob Sharp/Fernando Ramos

Outra vez Chico Landi foi o responsável pela condução do carro madrinha, que tão logo deixou a pista, liberou Luís Pereira Bueno para assumir a liderança, escoltado na primeira passagem pelo Maverick dos irmãos Clemente, e pelo carro da mesma marca pilotado por Marivaldo.

Com pouco mais de 1 hora de corrida, os presentes a Interlagos assistiram o que parecia ser uma cena de filme de comédia. Antônio Castro Prado parou nos boxes tanto para reabastecimento quanto para fazer a entrega da condução do Maverick a Luiz Landi. Acontece que Prado não conseguiu abrir a porta, e com dificuldades em função de seu porte físico, usou a janela para deixar o carro. Quando finalmente o companheiro deixou o Maverick, Landi abriu a porta normalmente através da fechadura externa...

Com duas horas de corrida Nilson Clemente era o líder, seguido de Luiz Pereira Bueno e Luiz Landi. Pouco mais tarde, Bird Clemente e Pereira Bueno entraram emparelhados na Curva 1, fazendo vibrar o bom público presente ao circuito, que relembrou os "pegas" de ambos em tempos de equipe Willys.

Na quadriculada, a festa foi toda dos irmãos Bird e Nilson Clemente, que exatamente três meses mais tarde iriam completar na frente a Mil Milhas Brasileiras. A dupla Luís Pereira Bueno/Tite Catapani ficou com a segunda posição.

Confira o resultado da corrida.

1) Bird Clemente/Nilson Clemente (SP/SP, Ford Maverick 5000), 157 voltas em 3h17min50s0 (média de 152,704 km/h)
2) Luís Pereira Bueno/Tite Catapani (SP/SP, Ford Maverick 5000), 156 voltas
3) Marivaldo Fernandes/Affonso Giaffone Jr. (SP/SP, Ford Maverick), 156 voltas
4) Luiz Landi/Antônio Castro Prado (SP/SP, Ford Maverick 5000), 156 voltas
5) Bob Sharp/José Carlos Ramos (RJ/RJ, Chevrolet Opala 4100), 152 voltas
6) Aurelino Machado/Fábio Crespi (RJ/RJ, Chevrolet Opala 4100), 149 voltas

Melhor Volta: Luís Pereira Bueno (Ford Maverick) ?1min13s2 (média de 157,721 km/h)
 
Bruno Mello
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 20/08 - A 12ª "500 Km" encerrou o Campeonato Brasileiro de 1971
 14/08 - Bueno ganhou após as reformas em Interlagos
 13/08 - Os Fórmulas Vê foram a atração na 10ª "500 Km de Interlagos"
 13/08 - Dobradinha da Willys na nona edição da "500 Km"
 11/08 - Silva venceu a 8ª edição da "500 Kilometros de Interlagos"
 09/08 - Tudo diferente na 7ª Edição da "500 Km de Interlagos"
 07/08 - Duas mortes marcaram a edição de 1963 da "500 Km de Interlagos"
 07/08 - Mesmo penalizado, Galucci ganhou a prova em 62
 06/08 - Na 4ª edição, terminou a "reserva" para estrangeiros
 04/08 - Baixas marcaram a corrida de 59, quando Caires de novo "ficou pelo caminho"
 03/08 - D?Orey foi o grande vencedor na segunda edição
 02/08 - Tudo começou num 7 de setembro
 01/08 - É boa a procura por inscrições para a "500 Kilometros"
 30/07 - ACP já recebe inscrições para a "500 Km", a próxima rodada do Brasileiro

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados