O carioca Fritz D?Orey foi o grande vencedor na segunda edição da "500 Kilometros de Interlagos", uma corrida assistida por 40 mil pessoas onde um capotamento, uma rodada espetacular e um atropelamento trataram de causar algum tumulto.
Na quadriculada que marcou o início da prova para os 25 carros inscritos na disputa realizada no dia 7 de setembro de 1958, o vencedor do ano anterior Celso Lara Barberis assumiu a liderança, tendo nas primeiras voltas a escolta de D?Orey, Camilo Christófaro, Pascoal Nastromagario e Chico Landi.
O azarão da primeira disputa Ciro Caires - que um ano antes havia liderado 105 voltas, mas tivera de abandonar depois de ter problemas mecânicos em seu Ferrari -, conseguiu algum destaque nos giros iniciais pelo anel externo da pista paulistana, depois de ter largado em último por não ter participado da sessão classificatória.
Uma a uma, Caires ganhava posições, enquanto lá na frente Fritz D?Orey aproveitou-se da melhor estabilidade de seu Ferrari/Corvette para superar o líder Barberis, que enfrentava sérios problemas com o excesso de vibração do Talbot/Cadillac que dividiu com Luís Margarido.
Quando já estava entre os primeiros, Ciro Caires acabou rodando bem defronte aos boxes, o que obrigou os demais concorrentes a fazerem malabarismos para não atingirem em cheio seu Ferrari/Corvette, que depois de duas rodadas de 360 graus acabou parado no meio da pista, com o motor afogado.
O capotamento seguido de incêndio no DKW de Antanas Barnaltes, e o atropelamento de Chico Landi a um fiscal de pista que teve morte instantânea foram outros acontecimentos que tumultuaram a corrida que Fritz D?Orey ganhou com 2 voltas de vantagem em relação a Camilo Christófaro, e com três giros adiante do carro da dupla Celso Lara Barberis/Luís Américo Margarido.
Confira quem foram os seis primeiros na prova.
1) Fritz D?Orey (RJ, Ferrari/Corvette 4500), 154 voltas em 3h33m00s8 (média de 140,977 km/h)
2) Camilo Christófaro (SP, Corvette Especial 4500), 152 voltas em 3h33m05s7
3) Celso Lara Barberis/Luís Margarido (SP/SP, Talbot/Cadillac 5000), 149 voltas em 3h33m45s8
4) Pascoal Nastromagario (SP), 145 voltas em 3h33min56s07
5) Chico Landi/José Gimenez Lopes (SP/SP, Ferrari/Corvette 4500), 144 voltas em 3h34min14s08
Nain Honsi (SP, Honsi Especial 3000), 141 voltas em 3h33min42s03
Melhor Volta: Celso Lara Barberis (Talbot Cadillac) ? 1m15s4 (média de 155,172 km/h) |