Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tudo começou num 7 de setembro
Sábado, 02 de Agosto de 2003
 
A história da "500 Kilometros de Interlagos" - que vai ter a 22ª edição disputada no próximo dia 31 de agosto, valendo como terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance -, começou a ser escrita num 7 de setembro.

O objetivo da criação da corrida foi exaltar a data máxima de um país que naquele longínquo 1957 vivia a "Era Juscelino Kubitcheck", na qual o nacionalismo tomava conta de um povo que assistira pouco tempo antes a instalação no país da Indústria Automobilística.

A missão de criar uma corrida onde a principal vedete seriam os carros já produzidos por aqui coube aos dirigentes do Automóvel Clube Paulista, o mesmo que fora responsável no ainda mais distante ano de 1908 pela promoção da primeira competição automobilística no estado de São Paulo, um evento iniciado no bairro da Água Branca, que passou por Pinheiros, foi até Itapecerica da Serra, e terminou de novo na Água Branca, na Zona Oeste da capital paulistana.

Mexe daqui, ajeita dali (principalmente no asfalto de Interlagos), e de repente tudo estava pronto para que a primeira edição da "500 Km" pudesse ser realizada, com direito a transmissão ao vivo pela Rádio Pan-americana (a atual Jovem Pan), onde a narração foi feita por Wilson Fittipaldi, o "Barão", pai de Emerson e Wilsinho.

Na corrida de 7 de setembro de 1957, Ciro Caires liderou as 105 primeiras voltas pelo anel externo de Interlagos, onde ao "virar" 1min45s com seu Ferrari registrou o primeiro recorde da história da disputa que Celso Lara Barberis venceria depois que Caires teve problemas mecânicos em seu carro.

A corrida terminou com Luiz Valente e Godofredo Viana respectivamente na segunda e terceira posições.

Confira abaixo quem foram os seis melhores colocados, e não deixe de acompanhar aqui no Speed On Line a história das outras edições.

1) Celso Lara Barberis (Maseratti/Corvette), 154 voltas em 3h46min27s02 (média de 132 km/h)
2) Luiz Valente, 145 voltas em 3h46min50s02
3) Godofredo Viana Filho, 142 voltas em 3h46min59s02
4) Antonio Mendes de Barros - 127 voltas em 3h46min47s09
5) Rafael Gargiulo - 121 voltas em 3h47min45s01
6) Luiz Américo Margarido

Não deixe de conferir o especial sobre a corrida
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 20/08 - Times estrangeiros vieram para a 13ª "500 Km"
 20/08 - A 12ª "500 Km" encerrou o Campeonato Brasileiro de 1971
 14/08 - Bueno ganhou após as reformas em Interlagos
 13/08 - Os Fórmulas Vê foram a atração na 10ª "500 Km de Interlagos"
 13/08 - Dobradinha da Willys na nona edição da "500 Km"
 11/08 - Silva venceu a 8ª edição da "500 Kilometros de Interlagos"
 09/08 - Tudo diferente na 7ª Edição da "500 Km de Interlagos"
 07/08 - Duas mortes marcaram a edição de 1963 da "500 Km de Interlagos"
 07/08 - Mesmo penalizado, Galucci ganhou a prova em 62
 06/08 - Na 4ª edição, terminou a "reserva" para estrangeiros
 04/08 - Baixas marcaram a corrida de 59, quando Caires de novo "ficou pelo caminho"
 03/08 - D?Orey foi o grande vencedor na segunda edição
 01/08 - É boa a procura por inscrições para a "500 Kilometros"
 30/07 - ACP já recebe inscrições para a "500 Km", a próxima rodada do Brasileiro

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados