Ainda como responsável pelo tablóide ?RPM MOTOR?, precursor do site Speed On Line , tive o prazer de ser recebido pelo ?Barão? Wilson Fittipaldi em 1989.
Na entrevista publicada na página 3 da edição de janeiro do jornal, o pai de Emerson e Wilsinho contou sobre as dificuldades que teve para ?fazer acontecer? a Mil Milhas Brasileiras, um sonho que tornou realidade em conjunto com o Presidente do Centauro Motor Clube Eloy Gogliano, um antigo adversário das corridas motociclísticas.
Como fatos históricos jamais perdem sua atualidade, e ?Porque é tempo de Mil Milhas?, estamos reproduzindo a entrevista abaixo.
A idéia da criação da prova
De volta de uma viagem à Europa, em meados de 1955, Wilson Fittipaldi trouxe na bagagem a idéia de realizar por aqui uma competição de longa duração que servisse como campo de provas para o desenvolvimento dos produtos da recém-instalada indústria automobilística brasileira.
Como base para a nova prova do calendário nacional, a ?Mille Miglias D?Itália?, famosa no Velho continente.
As dificuldades
?Tivemos muitas dificuldades para realizar a primeira edição da Mil Milhas?, disse Fittipaldi. ?Em primeiro lugar, o automobilismo nacional era visto com desconfiança pela indústria. Para contornar este problema, criei uma tabela de premiações, com as quais os interessados se comprometiam, dando o cheque ao piloto diretamente, numa festa que seria realizada depois da Mil Milhas?, falou o Barão, que emendou: ?Para a primeira corrida, contei com o apoio da Três Leões, do Abraham Kasinsky(*1), e da Acumuladores Satúrnia?.
?Por volta de 1955 ? prosseguiu Fittipaldi ? Interlagos era um caminho asfaltado no meio do mato. Havia uma infinidade de buracos na pista, o que tornava seu uso impraticável. Foi então que contatei o Prefeito de Santo Amaro (*2)Scalamandré Sobrinho, que encarregou o Engenheiro José Richi de liberar algumas máquinas, que foram deslocadas para as reformas necessárias na pista?, finalizou.
Poucos Pilotos
Transformar a Mil Milhas em realidade seria impraticável apenas com os praticantes do automobilismo de São Paulo: ?São Paulo não tinha mais que dez ou doze praticantes do automobilismo, o que tornaria impossível realizar a Mil Milhas. Para contornar este problema, peguei um carro na Vemag, e saí em direção ao Sul do país, convidando pilotos de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul, onde eram muitos os pilotos das famosas Carreteras?, disse Fittipaldi.
Ajuda Militar
?Com a quantidade de mato que havia em Interlagos, seria impossível realizar a Mil Milhas com segurança. Este problema contornamos com a ajuda do Exército, que montaria 20 barracas ao redor do circuito, cada uma delas dotada de Telefones de Campanha, através dos quais era possível saber sobre a ocorrência de acidentes, e eventualmente deslocar socorro até o local?, falou Fittipaldi.
Do sonho realizado ao afastamento
O sonho de ver acontecer a Mil Milhas Brasileiras Wilson Fittipaldi realizou em 24 de novembro de 1956, quando 22 participantes escreveram a primeira página na história da competição, na qual constam os nomes dos gaúchos Catharino Andreatta e Breno Fornari como vencedores.
A participação de Fittipaldi na organização da disputa aconteceu até meados dos anos 60. ?Me afastei do automobilismo com uma certa mágoa. Afinal, houve gente que assumiu para si só a responsabilidade da criação de uma corrida que se tornou a mais tradicional da história de nosso automobilismo?, finalizou Fittipaldi.
As outras facetas do entrevistado
Além de ter feito acontecer a Mil Milhas, Wilson Fittipaldi, um filho de imigrantes italianos natural de Santo André, atualmente com 82 anos de idade, atuou como promotor das primeiras provas de Kart no Brasil, em 1960, e foi o responsável pela criação de diversas Federações estaduais, e da Confederação Brasileira de Automobilismo, em 1961.
Atuando como radialista, foi o primeiro a fazer uma transmissão ao vivo desde a Europa, transmitindo para o país, em 1949 (através da antiga Rádio Pan-Americana, a atual Jovem Pan), a corrida no Circuito de Bari, na Itália.
Foi de Fittipaldi também a responsabilidade da criação de programas especializados em automobilismo que fizeram sucesso nas ondas da Jovem Pan. O primeiro deles foi o ?Velocidade? e o outro o ?Rodando pelo Brasil?.
(*1) - A Três Leões foi transformada mais tarde na Cofap, a ?Companhia Fabricadora de Peças?.
(*2) - Santo Amaro foi transformado em bairro da capital paulistana em meados dos anos 60.
Todos os vencedores da Mil Milhas
OSaiba quem foram os vencedores de todas as edições da prova
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