Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brazucas já venceram 7 Grandes Prêmios em nosso país
Segunda-feira, 25 de Março de 2002
 
Na semana que antecede à realização do 30º Grande Prêmio do Brasil, vale lembrar que já aconteceram 7 vitórias de nossos pilotos nas corridas que foram disputadas pela Fórmula 1 nos autódromos de Interlagos, em São Paulo, e Jacarepaguá, no Rio. Das 29 provas brasileiras, o circuito paulistano sediou 19, e o carioca, 10.

Os três primeiros GPs oficiais realizados no Brasil foram vencidos por nossos pilotos: Emerson Fittipaldi chegou na frente em 1973 (no dia 11 de fevereiro, com um Lotus/Ford), e em 1974, no dia 27 de janeiro, pilotando um McLaren/Ford.

Em 1985, mais precisamente no dia 26 de janeiro, foi a vez de José Carlos Pace vencer a única corrida de sua vida, feito que conseguiu em Interlagos, pilotando um Brabham/Ford Cosworth na disputa que terminou com Fittipaldi na segunda colocação.

O quarto triunfo verde e amarelo demorou 8 anos para ser conquistado. O responsável pela quebra do jejum foi Nelson Piquet, que ganhou a corrida disputada em Jacarepaguá no dia 13 de março de 1983, a bordo de um Brabham/BMW. Nelson repetiu o feito 3 anos após, de novo em Jacarepaguá, onde colocou seu Williams/Honda à frente de todos os demais carros que competiram naquele 23 de março de 1986.

As duas últimas vitórias conquistadas no Brasil por pilotos brasileiros aconteceram através de Ayrton Senna, que pilotando carros da McLaren impulsionados por propulsores TAG (na verdade Porsche), concluiu na frente as corridas disputadas no dia 24 de março de 1991 e depois em 28 de março de 1993.

Confira abaixo os nomes de todos os pilotos que já ganharam provas de Fórmula 1 no Brasil.

Ano Piloto vencedor (PAÍS, Carro/Motor) Circuito
1973 Emerson Fittipaldi (BRA, Lotus/Ford Cosworth) Interlagos *1
1974 Emerson Fittipaldi (BRA, McLaren/Ford Cosworth) Interlagos *1
1975 José Carlos Pace (BRA, Brabham/Ford Cosworth) Interlagos *1
1976 Niki Lauda (AUT, Ferrari/Ferrari) Interlagos *1
1977 Carlos Reutemann (ARG, Ferrari/Ferrari) Interlagos *1
1978 Carlos Reutemann (ARG, Ferrari/Ferrari) Jacarepaguá
1979 Jacques Laffite (FRA, Ligier/Ford Cosworth) Interlagos *1
1980 Rene Arnoux (FRA, Renault/Renault) Interlagos *2
1981 Carlos Reutemann (ARG, Williams/Ford Cosworth) Jacarepaguá
1982 Alain Prost (FRA, Renault/Renault Jacarepaguá
1983 Nelson Piquet (BRA, Brabham/BMW) Jacarepaguá
1984 Alain Prost (FRA, McLaren/TAG) Jacarepaguá
1985 Alain Prost (FRA, McLaren/TAG) Jacarepaguá
1986 Nelson Piquet (BRA, Williams/Honda) Jacarepaguá
1987 Alain Prost (FRA, McLaren/TAG) Jacarepaguá
1988 Alain Prost (FRA, McLaren/TAG) Jacarepaguá
1989 Nigel Mansell (GBR, Ferrari/Ferrari) Jacarepaguá
1990 Alain Prost (FRA, Ferrari/Ferrari Interlagos *3
1991 Ayrton Senna (BRA, McLaren/Honda) Interlagos *3
1992 Nigel Mansell (GBR, Williams/Renault) Interlagos *3
1993 Ayrton Senna (BRA, McLaren/Ford) Interlagos *3
1994 Michael Schumacher (ALE, Benetton/Ford) Interlagos *3
1995 Michael Schumacher (ALE, Benetton/Renault) Interlagos *3
1996 Damon Hill (ING, Williams/Renault) Interlagos *3
1997 Jacques Villeneuve (CAN, Williams/Renault) Interlagos *4
1998 Mika Hakkinen (FIN, McLaren/Mercedes) Interlagos *4
1999 Mika Hakkinen (FIN, McLaren/Mercedes) Interlagos *4
2000 Michael Schumacher (ALE, Ferrari/Ferrari) Interlagos *5
2001 David Coulthard (ESC, McLaren/Mercedes) Interlagos *5
Legenda dos circuitos utilizados
Interlagos *1 - O traçado antigo da pista paulistana, com 7.960 metros
Interlagos *2 - Ainda o circuito velho, mas com 7.873,8 metros de acordo com a nova medição
Interlagos *3 - Após as reformas, foi considerada a medida de 4.325 metros
Interlagos *4 - Feita nova medição, o mesmo traçado passou a ter 4.292 metros
Interlagos *5 - Outra medição foi realizada, passando a considerar a medida oficial como sendo de 4.309 metros, que será considerada também para a prova deste final de semana
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/03 - Saiba porquê apenas um F2002 veio para o Brasil
 26/03 - "Queremos voltar a vencer", disse Yasukawa
 26/03 - Barrichello evita comentários sobre o carro que irá usar
 26/03 - Bridgestone desenvolveu novos compostos para a prova brasileira
 26/03 - Críticas ao asfalto. Elogios ao traçado
 25/03 - Torcedores formaram filas diante das bilheterias
 25/03 - São Paulo já começa a ter a cara do "circo"
 25/03 - Quarta-feira será dia de diversão para os integrantes da Sauber
 25/03 - Dois fatos a serem lembrados na prova do domingo

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados