Exceto nas provas da Fórmula 1 e no Torneio GT promovido por Nelson Piquet em 1996, carros da marca Ferrari tiveram participação em grandes corridas de caráter internacional, a última delas na Mil Milhas de 1970.
A primeira participação de destaque de um modelo produzido em Maranello nas nossas competições aconteceu no ?GP IV Centenário?, disputado no Rio de Janeiro no dia 19 de setembro de 1965, quando Camilo Christófaro usou um Ferrari 250 GTO para superar os à época imbatíveis Abarth Simca de Jayme Silva e Ciro Caires nas corridas na Barra da Tijuca.
O carro com o qual Cristófaro ganhou a ?IV Centenário?, depois foi vendido ao carioca Paulo César Newlands, que participou de algumas poucas competições regionais no Rio de Janeiro, com destaque para a vitória alcançada no Circuito de Petrópolis em 1967.
Em 1970 aconteceu a última participação de um carro da marca do ?Cavallino Rampante? numa competição de caráter nacional. Foi 10ª Mil Milhas, disputada no dia 22 de novembro, quando um modelo 512S foi inscrito para ser pilotado pelos italianos Giampiero Moretti e Corrado Manfredini.
Aquela prova começou debaixo de muita chuva, algo que acabou atrasando os italianos na largada tipo Le Mans. O atraso, porém, foi recuperado já nas primeiras horas da madrugada, depois dos pilotos da ?Macchina? terem feito uma série sensacional de ultrapassagens, até assumirem a liderança.
Quando tudo indicava que Moretti e Manfredini venceriam com facilidade, surgiu um defeito no sistema de alimentação do carro, o que custou uma permanência nos boxes de quase duas horas.
Já sem chances de alcançarem os líderes e vencedores Abílio e Alcides Diniz, os italianos decidiram retornar à pista para desfilar a potência do motor Ferrari pelos 7.960 metros do circuito de Interlagos, o que acabou lhes valendo diversas vezes a melhor volta, a mais rápida delas fechada em 2min58s5, andando à média de 160,548 km/h.
Depois da Mil Milhas, o Ferrari 512S participou da terceira e quarta etapas da ?Copa Brasil?, terminando ambas as corridas ? também disputadas em 1970 ? na segunda posição, as duas vezes atrás do Lola T210 de Emerson Fittipaldi. |