A ?500 Kilometros do Rio de Janeiro?, prova que está marcada para o próximo domingo, com validade pela 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, vai marcar a volta de um modelo Ferrari às competições brasileiras depois de 33 anos.
O retorno de um carro da badalada marca italiana às pistas vai acontecer através de um ?F355?, carro idêntico ao usado na disputa o ?Ferrari Challenge? na Europa. A pilotagem na corrida marcada para Jacarepaguá vai ser feita pela dupla carioca Uberto Molo e Pedro Palhares, que conta não ter testado o carro na pista ainda, mas que ficou bastante impressionado com o modelo que dirigiu nas ruas do Rio de Janeiro.
?Ainda não testei o carro na pista. Mas já guiei uma 355 nas ruas, e percebi que é outra parada. O ronco do motor é lindo, e a reação do carro quando você acelera é fantástica?, Palhares.
Última participação aconteceu em 1970
A última participação de um modelo produzido em Maranello em uma corrida de caráter nacional aconteceu na Mil Milhas de 1970, quando Conrado Manfredini e Gianpiero Moretti participaram a bordo de um ?512S?, modelo com o qual só não venceram a disputa que teve a largada do tipo ?Le Mans? por terem tido problemas com a bomba injetora, o que lhes custou duas longas horas de parada nos boxes, a partir das primeiras horas da manhã.
Como não seria mesmo possível recuperar o terreno perdido, Manfredini e Moretti iniciaram um show depois do retorno às pistas, cravando novos recordes para a pista de Interlagos uma após a outra.
O ?355? que Palhares/Molo estarão pilotando na corrida do domingo é capaz de atingir de 0 à 100 km/h em 4,7 segundos, trata-se de um carro com motor V8 em 90° graus que tem 390 cavalos, câmbio manual de seis marchas, tanque de combustível com capacidade para 100 litros e é capaz de atingir até 290 quilômetros horários apoiado sobre pneus da marca japonesa Yokohama.
A participação do Ferrari, será apenas uma das atrações da prova que terá largada às 12h30 do domingo, quando, entre outros, estará no grid o modelo Mercedes CLK DTM do trio Alcides Diniz, Paulo Gomes e Pedro Gomes, que ganharam a terceira etapa do Brasileiro de Endurance, a ?500 Kilometros de Interlagos?.
O Campeonato Brasileiro de Endurance tem quatro categorias: Categoria 1 Sport Protótipo FIA com até 2000cc, Sport Protótipo Nacional acima de 2001cc e GT/NGT FIA, veículos com turbo compressor; Categoria 2 Turismo Especial Força Livre acima de 2001cc e Pick Ups de competição acima de 2001cc; Categoria 3 Sport Protótipo nacional até 2000cc e GT até 2000cc e Categoria 4 Força Livre e até 2000cc e Pick Ups de competição até 2000cc. |