A dupla formada por Francisco Lameirão e Wilson Fittipaldi Júnior ganhou a segunda edição da ?Mil Kilometros da Guanabara?, corrida disputada no dia 12 de dezembro que fechou o Campeonato Brasileiro de Automobilismo de 1968, no qual, depois de terem vencido consecutivamente as provas ?Santos Dumont? e ?Deputado Levi Simões?, Luiz Pereira Bueno e José Carlos Pace já haviam conquistado o título por antecipação.
Na disputa travada em 298 voltas pelos então de 3,360 metros do Autódromo de Jacarepaguá, o triunfo de Lameirão Fittipaldi Júnior só não foi mais tranqüilo em função de um acidente ocorrido na parte final da disputa, que felizmente para a dupla não causou mais que um amassamento do pára-lama dianteiro do Alfa Romeo GTA com o qual fecharam a competição em 9min11min32s0, à média de 108,927 km/h.
O segundo lugar foi fechado por outro Alfa Romeo GTA, este pilotado por Piero Gancia e Mário Olivetti, que receberam a quadriculada com cinco voltas de desvantagem, e com 13 giros de margem em relação a Nataniel Towsend/Marivaldo Fernandes, que surpreenderam carros muito mais potentes ao concluírem 280 voltas a bordo de um VW Sedan 1600 que se tornaria célebre ostentando as cores da equipe Fittipaldi. |