O fechamento de Interlagos para reformas, transformou o ano de 1968 num dos mais movimentados para o traçado carioca, que acabou sendo transformado no centro do automobilismo nacional.
Uma das provas disputadas naquele ano, a ?500 Milhas da Guanabara?, que valeu pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro, reuniu as principais máquinas do automobilismo nacional, como o Fitti Porsche de Wilson Fittipaldi Jr. e Marivaldo Fernandes, o Bino Mk II de Luís Pereira Bueno e José Carlos Pace, os BMW 2000 de Chico Landi/Ubaldo Lolli e Pedro Victor Delamare/Jan Balder, as Alfas GTA de Piero Gancia/Emílio Zambello e Mário Olivetti/Renato Peixoto, o Willys Mk I com Bird Clemente e Luiz Fernando Terra Smith, além de outros modelos Alfa Giulia TI e Zagato.
A corrida disputada por 35 carros no dia 30 de junho de 68 foi vencida pela dupla Pedro Victor Delamare/Jan Balder, que a bordo de um BMW 200 TI, fechou as 238 voltas totais em 7h29min43s2, andando à média de 106,690 km/h.
A surpresa ficou por conta da segunda posição, que foi conquistada pelos brasilienses Ênio Garcia/Toninho Martins, com um obviamente bem menos potente VW Sedan 1600, o mesmo carro usado pelos terceiros colocados Karl Von Negri/Dirceu Bernardon na prova que teve a quarta colocação fechada por Alex Dias Ribeiro/José Luiz da Fonseca, com o Camber VW 1600, o - Patinho feio-, e o quinto posto fechado por Luís Pereira Bueno/José Carlos Pace, com um Bino Mk II Renault. |