Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brascar adotará sistema de lastros a partir desta temporada
Sábado, 15 de Fevereiro de 2003
 
O ?Campeonato Brasileiro Brascar de Protótipos e Turismo? decidiu adotar um sistema de lastro para os carros vencedores de cada prova, prevendo em seu Regulamento Técnico de 2003 ? o terceiro ano de realização do certame ? que os três primeiros veículos em cada prova adicionem, e que os que completarem as disputas da quinta colocação em diante tenham um decréscimo no peso, sendo que o máximo de lastro adicionado a cada carro será de 45 quilos.

A regulamentação técnica prevê ainda outra novidade: a existência de apenas três divisões: a ?Protótipo Brascar Sport?, a ?Turismo Brascar? e a ?Brascar Super?, esta última aberta a carros que não se enquadrem nas duas categorias anteriores, que tenham motores com mais de 2001cc, ou que sejam dotados de Turbo.

Os carros da divisão ?Turismo? terão um peso mínimo de 1000, 100 quilos a menos que os das categorias ?Protótipos e "Brascar Super?, que terão seus tanques limitados a 90, enquanto os veículos da divisão ?Turismo? poderão carregar até 100 litros de combustíveis.

Como vai funcionar o sistema de lastros

Para os carros de qualquer uma das três divisões, o sistema de adição ou subtração de peso vai ser o mesmo, prevendo acréscimo para os três veículos melhores colocados em cada prova, a permanência do peso do carro quarto colocado, e a retirada de lastro dos carros que cruzarem as linhas finais da quinta posição em diante.

O carro vencedor de uma prova terá adicionados 15 quilos; o que cruzar a linha final no segundo lugar, 10, enquanto o terceiro colocado na prova receberá 5 quilos adicionais.

Já o veículo quinto colocado terá o peso diminuído em 5, o sexto em 10, e aqueles que ocuparem da sétima posição em diante vão perder 15 quilos.

As equipes terão liberdade para a opção por motores a metanol, a álcool ou a gasolina, sendo que não há restrições quanto à octanagem deste último tipo de combustível, mas os times terão de declarar o que vão usar no momento que realizarem a inscrição do carro.

Durante cada uma das provas, serão abertas duas ?janelas? para reabastecimento, dentro das quais todos os carros tem obrigação de realizar a parada com duração mínima de 2 minutos, sob pena de serem obrigados a cumprirem um ?Time Penalty?.

A primeira ?janela? em cada disputa será aberta depois de 40 minutos, e a segunda, após 1h35 de corrida.



Leia também:
Uma boa, e uma péssima idéia no novo critério de pontuações da BRASCAR
Confira as datas das corridas da BRASCAR
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/01 - Mudaram os regulamentos do Kart
 11/01 - Espanhol é a primeira vítima do Dakar 2005
 10/01 - O ?vestibulando? Heidfeld terminou o dia na frente
 10/01 - Giaffone acha ?arriscado? realizar a prova num dia de semana
 10/01 - Novo Corvette vai ?mostrar a cara? em Detroit
 10/01 - BAR oficializa participação da Honda
 10/01 - Ekström disputará prova sueca do WRC pela Skoda
 10/01 - Fábrica da Toyota será aberta à visitação
 08/01 - Vitória aproximou Alphand do líder entre os carros
 08/01 - Toyota apresentou o TF105
 07/01 - Dakar: Brasileiro dá adeus a título inédito
 07/01 - Purnell e Pitchforth fora. Horner comandará a Red Bull
 07/01 - Gascoyne aposta em Ralf e Jarno
 06/01 - Um dia complicado para os pilotos dos carros no Dakar
 06/01 - Williams anuncia parceria com instituição bancária
 05/01 - Acidente tira McRae. Saby é o novo líder do Dakar entre os carros
 05/01 - Guarda-costas de Michael foi vítima da onda gigante
 05/01 - Scott Speed correrá na GP2
 04/01 - Categoria terá Campeonatos Pan-americanos, diz site
 04/01 - Dakar: Azevedo melhora nos caminhões

... 383 384 385 386 387 388 389 390 391 392 393 394 395 396 397 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados