Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O ?circo? teve sua primeira prova nos EUA disputada em 59
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Bem antes que Tony George decidisse investir em finais de 1999 uma soma substancial para a construção do traçado interno ao famoso Indianápolis Speedway que sediou seu primeiro GP em 24 de setembro de 2000, e que neste domingo vai ser sede da penúltima batalha na guerra pelo título de 2003, a Fórmula 1 já havia tido disputadas diversas corridas nos Estados Unidos, até mais de uma, em alguns anos.

O caso de amor entre a mais badalada categoria de automobilismo do planeta e a mais rica nação da face da terra começou em 1959, mais precisamente no dia 12 de dezembro daquele ano, quando a corrida disputada no Aeródromo de Sebring, na Flórida, começou com o inglês Stirling Moss na pole, e teve suas 42 voltas totais vencidas pelo neozelandês Bruce McLaren.

Ao retornar à Terra de Tio Sam para a disputa travada no dia 20 de novembro de 1960, o ?circo? foi armado no circuito de Riverside, na Califórnia, onde Moss saiu na pole position mais uma vez, agora indo ao topo do pódio da prova disputada em 75 voltas.

Na terceira vez que se armou em solo norte-americano, o ?circo? passou a ter um novo endereço: o traçado de Watkings Glen, que iniciaria naquele 8 de novembro de 1961 uma seqüência de provas que só seria interrompida depois do 17º GP norte-americano, corrida disputada no dia 5 de outubro de 1975.

Foi no traçado situado no estado de Nova Iorque - o de Watkings Glen, que entre as provas de 1961 a 70 tinha 3,701, e que a partir da corrida de 1971 passou a ter 5.433 metros de extensão -, que os fãs da Fórmula 1 viram Emerson Fittipaldi ir ao topo do pódio na dia 4 de outubro de 1970, quando, com um Lotus, o piloto conquistou a primeira das 8 vitórias verde e amarelas em provas do ?circo? já disputadas na Terra de Tio Sam.

Revezamento

A partir de 1976 ? no 18º GP americano ? o circuito de Long Beach, na Califórnia, passou a realizar revezamentos com Watkings Glen, um esquema que durou até a temporada de 1981, quando o traçado californiano sediou pela 6ª vez uma corrida de Fórmula 1, e quando a pista do estado de Nova Iorque já tinha deixado de constar do calendário, depois de ter abrigado 20 provas.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/01 - Würz na frente. E outra vez Heidfeld adiante de Pizzonia
 14/01 - Novo carro da Ferrari estreará na Espanha
 14/01 - Mathias Lauda pode correr na Champ Car
 14/01 - Três títulos inauguram a versão 2005 do Placar Brasil
 13/01 - Zonta liderou, e Heidfeld superou Pizzonia
 13/01 - Dakar: Vitória francesa na etapa de hoje
 13/01 - CBA recusa croqui de Jacarepaguá por falta de base técnica
 13/01 - Marc Gené sofreu acidente em Jerez
 12/01 - Piquet X Piquet a partir de Caruaru
 12/01 - Webber voltou a dominar na Espanha
 12/01 - Jordan corre contra o tempo para adaptação aos motores Toyota
 12/01 - Pasquali vence ação na justiça alemã
 12/01 - A provável "cara" da Stock Car em 2005
 12/01 - Ferrari renovou com Badoer
 12/01 - CBA planeja entrar na Justiça Comum para preservar pista do Rio
 12/01 - Acionada a luz verde para as obras em Jacarepaguá
 11/01 - Webber foi o piloto do dia em Jerez
 11/01 - Italianos são a maioria entre os estrangeiros
 11/01 - CBA faz esforço em defesa de Jacarepaguá
 11/01 - Dakar: Prova tem segunda vítima

... 382 383 384 385 386 387 388 389 390 391 392 393 394 395 396 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados