Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA - Equipe Williams quer regulamento mais preciso
Segunda-feira, 24 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da primeira edição do  Speed On Line , de 26 de março de 1998.

O Diretor Técnico da Williams, Patrick Head, criticou a FIA por, em sua opinião, ?estar operando o Campeonato de F-1 com regras de critérios vagos?. Segundo Head, quando uma equipe tem alguma idéia nova, tem que submetê-la à comissão técnica da entidade e aguardar um parecer.

Se o novo dispositivo for considerado legal, a equipe terá permissão para produzí-lo. Caso a idéia seja considerada como fora do regulamento, a FIA enviará um comunicado.

O sistema de freios da McLaren foi o estopim da polêmica para todas as equipes. Head acha que o correto seria um regulamento mais rígido, no qual as equipes não precisariam consultar a FIA e, desta forma, ficarem à mercê de interpretações da Comissão Técnica. "O problema é que com o regulamento desta forma, a FIA pode interpretá-lo da maneira que quiser, e quando quiser", resumia.

O estopim do problema foi o polêmico sistema de freios da McLaren, considerado legal pela entidade. Várias equipes reclamaram contra o sistema, alegando que se tratava de um tipo de controle de tração ou um sistema de direção nas quatro rodas.

O polêmico sistema de freios do time de Woking funciona por meio de um terceiro pedal e um dispositivo que, quando acionado, direciona mais força frenante para uma das duas rodas traseiras. Desta forma, ao acionar o pedal e o dispositivo, o piloto impede que as rodas patinem, o que facilita a entrada e saída do monoposto nas curvas.

As equipes também suspeitam que o sistema possua algum tipo de controle eletrônico ? o que configuraria auxílio eletrônico ao piloto, proibido no regulamento.

Segundo Jacques Villeneuve, da Williams, que vem desenvolvendo um sistema semelhante, mas completamente mecânico, seria impossível para o piloto modular a força correta a ser aplicada ao freio e ainda precisar o momento exato de fazê-lo.

De qualquer forma, a FIA nega todas as hipóteses levantadas pelas equipes rivais da McLaren. Para Patrick Head, o episódio marcou um bom momento de rever o regulamento da F-1. "Hoje, quando uma equipe submete alguma idéia à FIA e esta é aprovada, só ela equipe fica sabendo. As demais, que por sua leitura do regulamento possam ter achado que o dispositivo seria ilegal, acabam prejudicadas", disse Patrick, que bate na tecla de um regulamento mais exato e sem necessidade de interpretações da Federação internacional de Automobilismo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/03 - Confira a classificação da Fórmula Truck
 13/03 - Atualizadas as informações da Copa Clio e F-Renault
 13/03 - Confira os números da Fórmula Renault
 13/03 - Napolitano ganhou a primeira na F-Truck
 13/03 - Lapenna vence na volta final a etapa em Curitiba
 13/03 - Veja a pontuação da Copa Clio
 13/03 - Gontijo conquistou sua primeira vitória na categoria
 13/03 - Gontijo encabeçou o ?1-2-3? da Officer em Curitiba
 13/03 - Confira a pontuação do Sul-americano
 13/03 - Barion Neto venceu também a segunda da Fórmula 3
 12/03 - Sobre os cinco primeiros no ranking
 12/03 - Fábio Sotto Mayor: 14 Melhores voltas
 12/03 - Xandy Negrão: 21 Melhores voltas
 12/03 - Paulo Gomes: 29 Melhores voltas
 12/03 - Affonso Giaffone Júnior: 16 Melhores voltas
 12/03 - Ingo Hoffmann: 54 Melhores voltas
 12/03 - Martins vai encabeçar o grid da prova em Caruaru
 12/03 - Veja o ranking de melhores voltas da Stock Car
 12/03 - Merlo: 100% de aproveitamento até agora
 12/03 - Sabor de pão de queijo nos boxes de Curitiba

... 373 374 375 376 377 378 379 380 381 382 383 384 385 386 387 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados