Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Dakar: Varela/Ayala terminam em terceiro na sua categoria
Segunda-feira, 04 de Janeiro de 2010
 
Entre os carros da classe gasolina da T2, o ex-campeão Mundial de Rally Cross Country Reinaldo Varela e o navegador Erley Ayala estão classificados em terceiro.

O Rally Dakar Argentina Chile terá nesta segunda-feira (04/1) a disputa mais curta dos 17 dias de prova. Apesar de ter apenas 182 km cronometrados, os mais de 300 participantes passarão por um grande teste entre La Rioja e Fiambalá, quando enfrentarão uma zona de dunas, a situação mais caótica para qualquer competição off-road. O desafio teve largada no dia 1º de janeiro em Buenos Aires e depois de passar duas vezes pela Cordilheira dos Andes e pelo deserto do Atacama no Chile, totalizando 9.030 km, chegará dia 17 de janeiro de volta à capital argentina.

No segundo dia de disputas (03/1) a dupla Al-Attiyah (Catar)/Gottschalk (Alemanha), com Volkswagen Touareg venceu a assumiu a liderança geral da prova. Os melhores brasileiros são Mauricio Neves/Clécio Maestrelli, também com Volkswagen, que chegaram em terceiro e estão em quinto na classificação. Reinaldo Varela/Erley Ayala (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte) terminaram o dia em segundo na T2.1 a gasolina, com um Mitsubishi Pajero Full praticamente original, e mantém o terceiro posto na categoria.

“Continuamos com um bom desempenho, sem ter sequer um problema mecânico. Continuamos cumprindo nosso objetivo de terminar o dia, e sempre entre os primeiros em nossa categoria”, comentou Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte), único brasileiro Campeão Mundial de Rally Cross-Country (2001), modalidade do mais tradicional rali off-road do mundo.

No domingo a competição teve um deslocamento inicial de 56 quilômetros a partir de Córdoba, começando com um trecho cronometrado de 355 quilômetros em Vila Carlos Paz. No começo a pista era rápida, com grandes retões, e depois passou por um trecho muito sinuoso e com saltos cegos de 25 km no alto da Serra de Córdoba. No meio da Especial os concorrentes tiveram cuidado com o câmbio e os freios, por causa da grande descida. “Hoje pegamos de tudo. O dia começou com chuva, depois neblina, passamos frio e chegamos debaixo de um sol ardido. Estamos cada vez mais sentindo o clima do Dakar!”, contou Varela.

Faltando cerca de 35 km, em um setor mais selvagem, menos sinuoso, Varela/Erley foram obrigados a fazer uma ultrapassagem e acabaram batendo em pedras grandes, que acabaram avariando uma roda. “Uma pedra ficou presa entre a roda e o freio e tivemos que parar para trocá-la. Se não fosse isto, poderíamos ter um resultado ainda melhor”, relatou Erley Ayala, preparador da equipe Mitsubishi/Pirelli/Blindarte/Rally Brasil e que está atuando como navegador. O dia terminou com um deslocamento de 276 km até La Rioja.

O terceiro dia de competição terá 441 km, sendo que 259 km de deslocamento na saída de La Rioja. A Especial começa com terra e passa para areia, onde percorrem cerca de 30 km em dunas, que costumam ser altas e são bem brancas. Vai exigir bastante experiência do piloto e navegador, além de forçar bastante o equipamento. “Com certeza o dia será curto, mas intenso. Nossa preocupação será novamente a de salvar o equipamento, que está rendendo bem às exigências até agora”, encerrou Varela, que foi segundo colocado no Dakar de 2001.

Em 25 anos de rali, Reinaldo Varela tem os títulos de Campeão Mundial de Rally Cross Country, pentacampeão Brasileiro, tetracampeão do Rally Internacional dos Sertões, pentacampeão Brasileiro e Campeão Sul-americano de Rali de Velocidade. Em 2009 foi o piloto que venceu mais provas de cross-country no Brasil.

A dupla Reinaldo Varela/Erley Ayala tem patrocínio de Mitsubishi/Pirelli/Blindarte e apoio Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean/Arycom/Artfix.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 03/04 - Dirani ganhou as duas provas em Donington
 03/04 - Fernando Alonso passeou pelo deserto
 03/04 - Alonso voou baixo, e garantiu mais uma largada na frente
 02/04 - Apenas 20 cumpriram a primeira parte do desafio
 02/04 - Oliveira venceu no Japão
 02/04 - Herta rouba a pole em São Petesburgo
 02/04 - Hermann é o pole do Trofeo Maserati
 02/04 - Andretti largará na frente pela IPS
 02/04 - Oliveira sai duas vezes na pole em Motegi
 02/04 - Castro Neves continua a andar na frente
 02/04 - Asmer na pole. Dirani em 2º e Senna em 9º
 02/04 - Neo Química na Boettger
 02/04 - Dirani sairá na pole. Senna em quinto
 02/04 - Domínio de Alonso na primeira classificatória
 02/04 - Webber fez a melhor marca do último treino
 02/04 - Michael volta a encabeçar a folha de tempos
 01/04 - Outra vez Castro Neves
 01/04 - Castro Neves na frente em São Petersburgo
 01/04 - Oliveira comandou os treinos em Motegi
 01/04 - Câmbio deixou Barrichello nos Boxes

... 369 370 371 372 373 374 375 376 377 378 379 380 381 382 383 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados