Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O ?circo? teve sua primeira prova nos EUA disputada em 59
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Bem antes que Tony George decidisse investir em finais de 1999 uma soma substancial para a construção do traçado interno ao famoso Indianápolis Speedway que sediou seu primeiro GP em 24 de setembro de 2000, e que neste domingo vai ser sede da penúltima batalha na guerra pelo título de 2003, a Fórmula 1 já havia tido disputadas diversas corridas nos Estados Unidos, até mais de uma, em alguns anos.

O caso de amor entre a mais badalada categoria de automobilismo do planeta e a mais rica nação da face da terra começou em 1959, mais precisamente no dia 12 de dezembro daquele ano, quando a corrida disputada no Aeródromo de Sebring, na Flórida, começou com o inglês Stirling Moss na pole, e teve suas 42 voltas totais vencidas pelo neozelandês Bruce McLaren.

Ao retornar à Terra de Tio Sam para a disputa travada no dia 20 de novembro de 1960, o ?circo? foi armado no circuito de Riverside, na Califórnia, onde Moss saiu na pole position mais uma vez, agora indo ao topo do pódio da prova disputada em 75 voltas.

Na terceira vez que se armou em solo norte-americano, o ?circo? passou a ter um novo endereço: o traçado de Watkings Glen, que iniciaria naquele 8 de novembro de 1961 uma seqüência de provas que só seria interrompida depois do 17º GP norte-americano, corrida disputada no dia 5 de outubro de 1975.

Foi no traçado situado no estado de Nova Iorque - o de Watkings Glen, que entre as provas de 1961 a 70 tinha 3,701, e que a partir da corrida de 1971 passou a ter 5.433 metros de extensão -, que os fãs da Fórmula 1 viram Emerson Fittipaldi ir ao topo do pódio na dia 4 de outubro de 1970, quando, com um Lotus, o piloto conquistou a primeira das 8 vitórias verde e amarelas em provas do ?circo? já disputadas na Terra de Tio Sam.

Revezamento

A partir de 1976 ? no 18º GP americano ? o circuito de Long Beach, na Califórnia, passou a realizar revezamentos com Watkings Glen, um esquema que durou até a temporada de 1981, quando o traçado californiano sediou pela 6ª vez uma corrida de Fórmula 1, e quando a pista do estado de Nova Iorque já tinha deixado de constar do calendário, depois de ter abrigado 20 provas.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/05 - Parente venceu a segunda em Croft
 08/05 - Cordova encosta no líder da tabela da Clio
 08/05 - Lapenna soma 94 pontos
 08/05 - Merlo vence pela F-Renault em Brasília
 08/05 - Cordova venceu a segunda consecutiva na Copa Clio
 08/05 - Alonso chegou aos 44 pontos
 08/05 - Valério venceu pela Sul-americana em Brasília
 08/05 - Raikkonen colocou água no chopp espanhol
 08/05 - Conway vence, e assume a liderança na Britânica
 08/05 - Hamilton ganhou também a prova deste domingo
 08/05 - Gomes na frente no Warm Up da F-Renault
 08/05 - Cordova voltou a ser o mais veloz em Brasília
 08/05 - Thomaz comandou o Warm Up
 08/05 - Lopez venceu e Piquet foi o segundo na Espanha
 08/05 - Raikkonen sairá na frente em Barcelona
 07/05 - Poles: Cordova segue na quarta posição do ranking
 07/05 - Lapenna segue comandando a tabela da F-Renault
 07/05 - Thomaz segue liderando a classificação
 07/05 - ?Não acreditei?, disse o vencedor
 07/05 - Convite fez Barion Neto mudar de idéia

... 356 357 358 359 360 361 362 363 364 365 366 367 368 369 370 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados