Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brascar adotará sistema de lastros a partir desta temporada
Sábado, 15 de Fevereiro de 2003
 
O ?Campeonato Brasileiro Brascar de Protótipos e Turismo? decidiu adotar um sistema de lastro para os carros vencedores de cada prova, prevendo em seu Regulamento Técnico de 2003 ? o terceiro ano de realização do certame ? que os três primeiros veículos em cada prova adicionem, e que os que completarem as disputas da quinta colocação em diante tenham um decréscimo no peso, sendo que o máximo de lastro adicionado a cada carro será de 45 quilos.

A regulamentação técnica prevê ainda outra novidade: a existência de apenas três divisões: a ?Protótipo Brascar Sport?, a ?Turismo Brascar? e a ?Brascar Super?, esta última aberta a carros que não se enquadrem nas duas categorias anteriores, que tenham motores com mais de 2001cc, ou que sejam dotados de Turbo.

Os carros da divisão ?Turismo? terão um peso mínimo de 1000, 100 quilos a menos que os das categorias ?Protótipos e "Brascar Super?, que terão seus tanques limitados a 90, enquanto os veículos da divisão ?Turismo? poderão carregar até 100 litros de combustíveis.

Como vai funcionar o sistema de lastros

Para os carros de qualquer uma das três divisões, o sistema de adição ou subtração de peso vai ser o mesmo, prevendo acréscimo para os três veículos melhores colocados em cada prova, a permanência do peso do carro quarto colocado, e a retirada de lastro dos carros que cruzarem as linhas finais da quinta posição em diante.

O carro vencedor de uma prova terá adicionados 15 quilos; o que cruzar a linha final no segundo lugar, 10, enquanto o terceiro colocado na prova receberá 5 quilos adicionais.

Já o veículo quinto colocado terá o peso diminuído em 5, o sexto em 10, e aqueles que ocuparem da sétima posição em diante vão perder 15 quilos.

As equipes terão liberdade para a opção por motores a metanol, a álcool ou a gasolina, sendo que não há restrições quanto à octanagem deste último tipo de combustível, mas os times terão de declarar o que vão usar no momento que realizarem a inscrição do carro.

Durante cada uma das provas, serão abertas duas ?janelas? para reabastecimento, dentro das quais todos os carros tem obrigação de realizar a parada com duração mínima de 2 minutos, sob pena de serem obrigados a cumprirem um ?Time Penalty?.

A primeira ?janela? em cada disputa será aberta depois de 40 minutos, e a segunda, após 1h35 de corrida.



Leia também:
Uma boa, e uma péssima idéia no novo critério de pontuações da BRASCAR
Confira as datas das corridas da BRASCAR
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/08 - Brasileiro de Cross Country: Confira os números
 11/08 - Sertões: Resultado geral - Categoria Caminhões
 11/08 - Sertões: Resultado - Categoria Production Diesel
 11/08 - Sertões: Resultado - Categoria S. Production Diesel
 11/08 - Sertões: Resultado - Categoria Protótipo
 11/08 - Sertões: Resultado geral - Categoria Carros
 10/08 - Divisão Inglesa terá três provas no final de semana
 10/08 - Curitiba recebe corrida do GT3 Cup Challenge Brasil
 10/08 - Despencam os totais dos rankings
 10/08 - Fraga e Di Grassi movimentaram os rankings
 09/08 - Maserati: Santa Cruz do Sul pode começar a definir temporada 2005
 09/08 - Sertões: Franciosi/Fabrício passam para a quarta colocação
 09/08 - Campeonato de kart do Distrito Federal faz segunda etapa
 08/08 - Confira os perfis de Bueno e Andrade Filho
 08/08 - Popó Bueno estreará em nova equipe
 08/08 - Reis sofreu cirurgia no joelho
 08/08 - Confira as fotos da caótica largada em Campo Grande
 08/08 - Stewart vence em Indianápolis, e é o novo líder na NASCAR
 08/08 - Sertões: Edu Piano/Rogério Almeida perto da vitória
 08/08 - Sertões: Terceira colocação na geral mantida por Varela/Mega

... 332 333 334 335 336 337 338 339 340 341 342 343 344 345 346 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados