Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 11/08 - Brasileiro de Cross Country: Confira os números
 11/08 - Sertões: Resultado geral - Categoria Caminhões
 11/08 - Sertões: Resultado - Categoria Production Diesel
 11/08 - Sertões: Resultado - Categoria S. Production Diesel
 11/08 - Sertões: Resultado - Categoria Protótipo
 11/08 - Sertões: Resultado geral - Categoria Carros
 10/08 - Divisão Inglesa terá três provas no final de semana
 10/08 - Curitiba recebe corrida do GT3 Cup Challenge Brasil
 10/08 - Despencam os totais dos rankings
 10/08 - Fraga e Di Grassi movimentaram os rankings
 09/08 - Maserati: Santa Cruz do Sul pode começar a definir temporada 2005
 09/08 - Sertões: Franciosi/Fabrício passam para a quarta colocação
 09/08 - Campeonato de kart do Distrito Federal faz segunda etapa
 08/08 - Confira os perfis de Bueno e Andrade Filho
 08/08 - Popó Bueno estreará em nova equipe
 08/08 - Reis sofreu cirurgia no joelho
 08/08 - Confira as fotos da caótica largada em Campo Grande
 08/08 - Stewart vence em Indianápolis, e é o novo líder na NASCAR
 08/08 - Sertões: Edu Piano/Rogério Almeida perto da vitória
 08/08 - Sertões: Terceira colocação na geral mantida por Varela/Mega

... 332 333 334 335 336 337 338 339 340 341 342 343 344 345 346 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados