Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/08 - Copa Clio: os rankings das corridas no ES
 17/08 - Paulista de Kart muda de local
 17/08 - F-Renault: os rankings das corridas no ES
 16/08 - Lambert foi o nome da Sprinter B
 16/08 - Dirani ganhou pela Sprinter A
 16/08 - Santos ganhou pela Master B
 16/08 - Megaesquema será acionado para a segurança do ?circo? na Turquia
 16/08 - Ebrahim: Barba, cabelo e bigode pela Master A
 16/08 - Huertas: quase uma festa completa pela Junior RBC
 16/08 - Kachan venceu pela Cadete RBC
 16/08 - BAR confirmou a contratação de Barrichello
 15/08 - Passeio de Stewart em Watkins Glen
 15/08 - Fittipaldi, Senna, Erdos e Meira movimentaram os rankings
 15/08 - Trofeo Maserati: Lunardi ganhou a prova em Santa Cruz
 15/08 - Williams vai de Cosworth na próxima temporada
 15/08 - Francês já tem 53 pontos de dianteira
 15/08 - Bourdais admite surpresa com o erro de Tracy
 14/08 - Sharp quebra jejum, e chega 0s0779 adiante de Meira
 14/08 - Veja os números da F-Indy
 14/08 - Confira o resultado completo da prova no Kentucky

... 330 331 332 333 334 335 336 337 338 339 340 341 342 343 344 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados