Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/10 - Ricci venceu a prova da Pick Up Racing em Cascavel
 01/10 - Ricci vai encabeçar o grid da Pick Up Racing em Cascavel
 01/10 - Kobayashi ganhou em Valência
 01/10 - Dobradinha da SEAT no grid do WTCC na Espanha
 01/10 - V8 Light: David comandou também o terceiro treino
 01/10 - DTM: Paffett largará na frente na Turquia
 01/10 - Brazucas tiveram primeiros contatos com bólido do ?circo?
 01/10 - teste
 30/09 - Pecorari venceu, e Matos colocou uma mão na taça da F-Mazda
 30/09 - Nico ?passeou?, e venceu novamente no Bahrain
 29/09 - Rosberg conquistou o título no Bahrein
 29/09 - Jimmie Johnson venceu em Dover, e lidera a tabela da NASCAR
 29/09 - Vettel recuperou segunda posição da prova em Zandvoort
 28/09 - Mudam as datas e locais das duas últimas provas do Brasileiro
 28/09 - Pizzonia na Williams também nos GPs do Japão e China
 26/09 - McLaren conquistou a 40ª dobradinha de sua história
 25/09 - Brasil fez ?3 em 3? na final mundial do Biland Chalenge
 25/09 - ?Team Brazil? lidera a classificação da A1GP
 25/09 - Piquet venceu também a segunda prova em Brands Hatch
 25/09 - Felipe recuperou a liderança da tabela

... 318 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados