Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/10 - A1GP: Britânicos e franceses na frente em Lausitz
 07/10 - Confira os resultados das corridas em Tarumã
 07/10 - Marcos Gomes largará na pole pela F-Renault
 07/10 - Lapenna e Gomes comandaram os treinos livres
 07/10 - Zonta fechou na frente o segundo treino no Japão
 07/10 - De la Rosa comandou o primeiro treino em Suzuka
 06/10 - Copa Clio: três pilotos foram duas vezes ao pódio
 06/10 - Palhares e Cordova saíram na frente pela Copa Clio
 06/10 - Quatro pilotos foram duas vezes ao pódio em Tarumã
 06/10 - Rocha, Alexandre Foizer e Hellmeister já venceram em Viamão
 06/10 - Serra e Jimenez saíram nas pole positions em Tarumã
 05/10 - Indaiatuba abrigará 7ª etapa do Brasileiro
 05/10 - Veja os horários do Rali de Indaiatuba
 05/10 - Confira as tabelas do Brasileiro de Velocidade
 05/10 - Os inscritos para a prova em Indaiatuba
 05/10 - Terminam as ?férias? dos pilotos do Paulista
 05/10 - Confira a programação para Interlagos
 04/10 - Honda comprará restante do capital da BAR
 02/10 - Paffett vence prova do DTM em Istambul
 02/10 - Loeb conquistou seu segundo título no WRC

... 317 318 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados