Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/03 - Todos os campeões da F-3 Sudam Light
 22/03 - Todos os campeões da F-3 Sul-americana
 22/03 - Todos os campeões da Copa Clio
 22/03 - Todos os campeões da F-Renault Brasil
 22/03 - Conheça todos os campeões
 22/03 - O ranking de vitórias da F-3 Sudam no AIC
 22/03 - O ranking de vitórias da Copa Clio no AIC
 22/03 - O ranking de vitórias da F-Renault no AIC
 22/03 - O ranking de pódios da F-3 Sudam no AIC
 22/03 - O ranking de pódios da Copa Clio no AIC
 22/03 - O ranking de pódios da F-Renault no AIC
 22/03 - Outras informações sobre as categorias que correrão em Pinhais
 21/03 - TV vai mostrar a primeira do Trofeo
 21/03 - Placar ainda apresenta números magros
 21/03 - Kleinubing movimentou o Placar
 21/03 - As datas das provas da Copa Clio em Curitiba
 21/03 - As datas das provas da F-Renault em Curitiba
 21/03 - As datas das provas da F-3 em Curitiba
 21/03 - Speed Show começa em Curitiba
 20/03 - Brazucas ficaram fora da primeira do Sul-americano

... 300 301 302 303 304 305 306 307 308 309 310 311 312 313 314 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados