Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
E já se passaram 8 anos
Quarta-feira, 01 de Maio de 2002
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, 8 anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino de 1994.

Já nos treinos livres realizados na sexta-feira, ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros; que a sexta-feira, o sábado e o domingo não seriam marcados apenas pela quebra de recordes, por superações de limites e por pulverização marcas que tornavam, tornam e sempre tornarão a história do "circo" algo fantástico.

O brasileiro Rubens Barrichello voou com seu Jordan equipado com motor Hart contra a tela de proteção, felizmente sofrendo apenas escoriações leves no treino da sexta-feira... Veio o sábado, 30 de abril, quando o austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Simtek/Ford bateu forte contra o guard rail... Reforçava-se ainda mais a certeza de que algo havia de errado com aquele final de semana...

Terminado o sábado, o também brasileiro Ayrton Senna da Silva, que conduzia um Williams FW16 empurrado por um propulsor Renault 3.5 V10, comemorou a conquista da 65ª pole position de sua carreira na Fórmula 1, uma história que havia começado a ser escrita 161 corridas antes, mais precisamente no GP do Brasil de 1984, a bordo de um Toleman/Hart.

Antes do início da disputa do domingo, Senna apoiou suas mãos sobre o aerofólio traseiro de seu carro, permanecendo ali, quieto, por muito tempo... Seu olhar estava voltado para o nada, assim como também pareciam estar seus pensamentos...

E surgiu a luz verde para a prova, quando, mantendo uma escrita, o brasileiro Senna conseguiu manter-se à frente dos demais pilotos...

Os rumos desta história poderiam ter sido iguais aos de 41 dos 160 GPs que Ayrton disputara anteriormente, com a conquista de mais um topo de pódio. Poderiam, não fosse sua hora... Na Curva Tamburello algo até hoje inexplicado exceto pelo rótulo de "fatalidade" fez com que o Williams F16 do brasileiro saísse reto, literalmente se espatifando contra o muro...

A morte interrompeu de vez a carreira do piloto que havia nascido no dia 21 de março de 1960, que conquistara sua primeira vitória a bordo de um Lotus/Renault no chuvoso GP de Portugal de 1985...

Hoje, neste 1º de maio, não existe mais o capacete que o brasileiro usou naquele fatídico GP de San Marino de 1994, que assim como o carro que pilotava foi destruído...

Tanto a última proteção que Senna usou para a cabeça quanto o carro que pilotou em sua última participação no "circo" foram retidos pela Justiça italiana até o início deste 2002... Os investigadores tentaram, obviamente sem o mínimo sucesso, achar explicações para a inconteste verdade de que quando chega a hora de alguém, não há o que fazer...

Oito anos se passaram... O carro, o capacete e o próprio piloto infelizmente não mais existem, mas existe sempre viva a história de um homem que cravou seu nome de forma definitiva na história da Fórmula 1... Ayrton Senna da Silva jamais sairá das mentes de todos aqueles que mesmo que não gostassem de corridas admiravam um esportista vencedor...
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/03 - Veja os números da F-3 Sul-americana
 26/03 - Veja os números da Copa Clio
 26/03 - Veja os números da Fórmula Renault
 26/03 - Guto estreou com duas vitórias no Trofeo
 26/03 - Razia em dose dupla
 26/03 - Nem o susto da manhã impediu a vitória de Lapenna
 26/03 - Show de ?pegas? e a vitória de Sanches em Curitiba
 26/03 - Campos: surpresa goiana no Warm Up da F-Renault
 26/03 - Cardoso na frente no aquecimento da Clio
 26/03 - Moraes comandou o Warm Up da F-3
 26/03 - Regulamento volta ao que era até 2003
 25/03 - Prova adiada encerrará programação em Curitiba
 25/03 - Howard é o pole, e Camara Neto sai em terceiro
 25/03 - Hornish Jr na pole. E Castro Neves fecha o ?1-2? da Team Penske no grid
 25/03 - Sanchez jamais havia saído na frente
 25/03 - Chuva e acordo legal adiam a primeira prova da F-3
 25/03 - Trofeo Maserati ? Guto Negrão é pole na primeira etapa
 25/03 - Nos últimos instantes, Sanches roubou a pole de Bragantini Jr.
 25/03 - Quadros venceu atrás do Safety Car
 25/03 - Sul-brasileiro ? Balbuena larga na frente pela Mirim

... 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307 308 309 310 311 312 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados