Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O ?circo? teve sua primeira prova nos EUA disputada em 59
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Bem antes que Tony George decidisse investir em finais de 1999 uma soma substancial para a construção do traçado interno ao famoso Indianápolis Speedway que sediou seu primeiro GP em 24 de setembro de 2000, e que neste domingo vai ser sede da penúltima batalha na guerra pelo título de 2003, a Fórmula 1 já havia tido disputadas diversas corridas nos Estados Unidos, até mais de uma, em alguns anos.

O caso de amor entre a mais badalada categoria de automobilismo do planeta e a mais rica nação da face da terra começou em 1959, mais precisamente no dia 12 de dezembro daquele ano, quando a corrida disputada no Aeródromo de Sebring, na Flórida, começou com o inglês Stirling Moss na pole, e teve suas 42 voltas totais vencidas pelo neozelandês Bruce McLaren.

Ao retornar à Terra de Tio Sam para a disputa travada no dia 20 de novembro de 1960, o ?circo? foi armado no circuito de Riverside, na Califórnia, onde Moss saiu na pole position mais uma vez, agora indo ao topo do pódio da prova disputada em 75 voltas.

Na terceira vez que se armou em solo norte-americano, o ?circo? passou a ter um novo endereço: o traçado de Watkings Glen, que iniciaria naquele 8 de novembro de 1961 uma seqüência de provas que só seria interrompida depois do 17º GP norte-americano, corrida disputada no dia 5 de outubro de 1975.

Foi no traçado situado no estado de Nova Iorque - o de Watkings Glen, que entre as provas de 1961 a 70 tinha 3,701, e que a partir da corrida de 1971 passou a ter 5.433 metros de extensão -, que os fãs da Fórmula 1 viram Emerson Fittipaldi ir ao topo do pódio na dia 4 de outubro de 1970, quando, com um Lotus, o piloto conquistou a primeira das 8 vitórias verde e amarelas em provas do ?circo? já disputadas na Terra de Tio Sam.

Revezamento

A partir de 1976 ? no 18º GP americano ? o circuito de Long Beach, na Califórnia, passou a realizar revezamentos com Watkings Glen, um esquema que durou até a temporada de 1981, quando o traçado californiano sediou pela 6ª vez uma corrida de Fórmula 1, e quando a pista do estado de Nova Iorque já tinha deixado de constar do calendário, depois de ter abrigado 20 provas.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/04 - Torres: vitória brazuca na Fórmula Russell
 10/04 - Ide: na corda bamba
 10/04 - Vitórias italianas, e pódio brazuca na F-3000 Euroseries
 10/04 - Bourdais ganhou a prova em Long Beach
 10/04 - Collard/Boullion ganharam na abertura da LMES
 09/04 - Schneider chegou na frente na primeira do DTM
 09/04 - Wirth venceu, e brazucas ficaram entre os ?Top Ten?
 09/04 - Ammermuller ganhou. Piquet foi o 4º da GP2 em Valência
 08/04 - Diaz/Pruett venceram pela GrandAm. Negri foi o 5º
 08/04 - Wirth largará na pole da Fórmula Atlantic
 08/04 - Tem pole brazuca na LMES
 08/04 - GP2: Piquet venceu a prova de abertura em Valência
 07/04 - Bourdais dominou nas ruas de Long Beach
 07/04 - Spengler foi o mais veloz em Hockenheim
 07/04 - Alesi dominou o primeiro treino do DTM
 06/04 - Três brazucas vão correr na Champ Car Atlantic
 05/04 - Simmons ocupará vaga de Dana
 05/04 - Ranking de Melhores voltas da Stock Car em SP
 05/04 - Mudança nas classificatórias e presença feminina no DTM
 05/04 - Nenhum brasileiro disputará o Europeu da categoria

... 295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307 308 309 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados