Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/05 - Pro Mazda: Resultado da 4ª etapa
 13/05 - Pietro Fittipaldi marcou mais duas poles na Formula V8 3.5
 13/05 - Os tempos da Formula V8 3.5 World Series em Monza
 13/05 - Resultado da corrida da USF2000
 13/05 - Askew venceu mais uma, e Kohl foi 9º na USF2000
 13/05 - Hamilton larga na pole do GP da Espanha
 13/05 - Os tempos da classificatória na Espanha
 12/05 - “Hulalá, êss foi fácil”
 12/05 - Resultado da F-Indy Lights
 12/05 - Franzoni: Brilho verde e amarelo na corrida da Pro Mazda
 12/05 - Pro Mazda: Resultado da 3ª etapa
 12/05 - Askew passeou pela pista e brasileiros foram mal em Indianápolis
 12/05 - Resultado da prova da USF2000
 12/05 - Kaiser liderou, e Leist fechou a nona marca em “Indy”
 12/05 - Brazucas se saíram bem no treino da Pro Mazda em Indianápolis
 12/05 - Tempos da Pro Mazda em Indianápolis
 12/05 - Hamilton não deu chances a ninguém nos treinos em Barcelona
 12/05 - As marcas da segunda sessão na Espanha
 12/05 - Tempos do primeiro treino em Barcelona
 10/05 - Campeonato Paulista de Kart será daqui a duas semanas

... 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados