A intenção dos organizadores da "500 Kilometros de Interlagos" era a de repetir na prova disputada no dia 9 de setembro de 1973 a mescla de talentos nacionais e estrangeiros, como no ano anterior.
Porém, como as brigas políticas dentro da Confederação Brasileira de Automobilismo então presidida por Eloy de Menezes eram muitas, o que inviabilizava as garantias que a CBA teria de dar para a vinda dos estrangeiros, o incansável Ângelo Juliano teve de desistir da idéia de ter modelos Porsche, Berta e Ferrari no grid da 14ª "500 Km", fazendo a prova acontecer com os carros da recém criada Divisão 1, onde corriam os Ford Maverick, Chevrolet Opala, Dodge Dart, Ford Corcel, Volkswagen, Chevette, etc.
Na classificatória, o domínio foi esmagador dos cinco Ford Maverick inscritos, que conquistaram as cinco principais posições para o grid, com a pole sendo marcada pelo surpreendente Dante de Camilo, que, à média de 158,608 km/h, estabeleceu a marca de 1min12s791.
O carro dos irmãos Bird e Nilson Clemente terminou a sessão na segunda marca, com Luis Pereira Bueno/Tite Catapani, Marivaldo Fernandes/Affonso Giaffone e Luiz Landi/Antônio Castro Prado a seguir. Em sexto ficou o Opala de Bob Sharp/Fernando Ramos
Outra vez Chico Landi foi o responsável pela condução do carro madrinha, que tão logo deixou a pista, liberou Luís Pereira Bueno para assumir a liderança, escoltado na primeira passagem pelo Maverick dos irmãos Clemente, e pelo carro da mesma marca pilotado por Marivaldo.
Com pouco mais de 1 hora de corrida, os presentes a Interlagos assistiram o que parecia ser uma cena de filme de comédia. Antônio Castro Prado parou nos boxes tanto para reabastecimento quanto para fazer a entrega da condução do Maverick a Luiz Landi. Acontece que Prado não conseguiu abrir a porta, e com dificuldades em função de seu porte físico, usou a janela para deixar o carro. Quando finalmente o companheiro deixou o Maverick, Landi abriu a porta normalmente através da fechadura externa...
Com duas horas de corrida Nilson Clemente era o líder, seguido de Luiz Pereira Bueno e Luiz Landi. Pouco mais tarde, Bird Clemente e Pereira Bueno entraram emparelhados na Curva 1, fazendo vibrar o bom público presente ao circuito, que relembrou os "pegas" de ambos em tempos de equipe Willys.
Na quadriculada, a festa foi toda dos irmãos Bird e Nilson Clemente, que exatamente três meses mais tarde iriam completar na frente a Mil Milhas Brasileiras. A dupla Luís Pereira Bueno/Tite Catapani ficou com a segunda posição.
Confira o resultado da corrida.
1) Bird Clemente/Nilson Clemente (SP/SP, Ford Maverick 5000), 157 voltas em 3h17min50s0 (média de 152,704 km/h)
2) Luís Pereira Bueno/Tite Catapani (SP/SP, Ford Maverick 5000), 156 voltas
3) Marivaldo Fernandes/Affonso Giaffone Jr. (SP/SP, Ford Maverick), 156 voltas
4) Luiz Landi/Antônio Castro Prado (SP/SP, Ford Maverick 5000), 156 voltas
5) Bob Sharp/José Carlos Ramos (RJ/RJ, Chevrolet Opala 4100), 152 voltas
6) Aurelino Machado/Fábio Crespi (RJ/RJ, Chevrolet Opala 4100), 149 voltas
Melhor Volta: Luís Pereira Bueno (Ford Maverick) ?1min13s2 (média de 157,721 km/h) |