Antes proibida, já que estrangeiros apenas podiam correr se residissem por aqui, a participação de não-brasileiros na "500 Kilometros de Interlagos" passou a ser admitida a partir da quarta edição da disputa, que aconteceu no dia 7 de setembro de 1961.
Celso Lara Barberis inscreveu naquela prova um Maseratti 450S, modelo empurrado por um motor de 4500cc que havia sido lançado em 1957, tendo tido apenas três unidades fabricadas.
No treino o mais rápido foi Ciro Caires, que estabeleceu a marca de 1min10s3, terminando adiante de Barberis, com 1min11s6, e de Camilo Christófaro, que marcou 1min12s1.
Desde antes da largada, já havia a desconfiança de que as brigas pela vitória ficariam restritas aos três, o que se confirmou durante a disputa, na qual, ao entrar nos boxes com seu carro desgovernado, Jaime Guerra atingiu seu mecânico-chefe Víctor Losacco*, que teve morte instantânea, e provocou ferimentos no mecânico José Gimenez Lopes.
Celso Lara Barberis, que teve como companheiro Emílio Zambello, acabou vencendo pela terceira vez, completando as 154 voltas totais previstas com três de vantagem em relação a Agnaldo Góis Filho e Ruggero Peruzzo, o autor da melhor volta, a 124ª, com 1min13s8.
Confira abaixo como terminou a prova
1) Celso Lara Barberis/Emílio Zambello (SP/SP, Maseratti 450S - 4500), 154 voltas em 3h27m45s2 (média de 144,546 km/h)
2) Agnaldo Góis Filho (SP, Ferrari 250 TR - 3000), 151 voltas em 3h28min50s01
3) Ruggero Peruzzo (SP, Maseratti 300S - 3000), 151 voltas em 3h27min46s01
4) Justino de Maio/José Ramos (SP/SP, Maseratti Corvette 4500), 147 voltas em 3h26min20s03
5) Antônio Versa (SP, Maseratti Corvette 4500), 144 voltas em 3h28min42s04
6) Paulo Augusto Amaral (SP. Porsche RS 1500), 142 voltas em 3h28min20s06
* - Victor Losacco, que faleceu ao ser atropelado nesta corrida, era avô de Giuliano Losacco, piloto que no último dia 13 de julho tornou-se o 21º a ter vencido uma corrida da Stock Car em Interlagos. |