As mudanças no regulamento da Fórmula 1, sempre aperfeiçoando e tentando coibir as malandragens, podem ter deixado uma brecha.
Já faz tempo que os carros são pesados ao final da prova no estado em que terminam, ou seja, sem retirar a gasolina e sem completar os níveis de óleo, água e etc. (Graças as malandragem da equipe Brabham de Piquet no passado)
Com o novo sistema de classificação e também com a imposição de que os carros larguem com a gasolina que sobrou no tanque após o treino de classificação, temos uma nova possibilidade de aproveitar o regulamento ao máximo: com carros mais leves do que o mínimo exigido, as equipes podem utilizar gasolina como lastro.
Assim podem classificar com peso praticamente no limite e ter gasolina para muitas voltas ao iniciar a corrida. É lógico que nestas voltas o carro andaria abaixo do peso regulamentar, mas ninguém vai para-los e coloca-los na balança.
O carro teria o seu peso de chegada regualrizado no último pit-stop, quando seria abastecido com mais gasolina do que o necessário para completar a prova.
Com a corrida interrompida com bandeira vermelha antes do seu final, carros que tinham mais uma parada programada não puderam faze-la.
Será que passam no teste da balança? |